Youtube -14 LFUS: Parece está mudando a normalização Loudness

Youtube parece que vai padronizar para -14 LUFS

Parece que o Youtube está mexendo no volume sonoro em sua plataforma!

Segundo o site MeterPlugs, que desenvolve plugins excelentes para medição sonora, publicou essa notícia em seu blog, você pode ver aqui: https://www.meterplugs.com/blog/

Não é nenhuma novidade que o YouTube utiliza a normalização de volume há vários anos , mas até recentemente eles não estavam usando LUFS de fato. O que isso quer dizer na realidade? Os resultados geralmente eram semelhantes, mas os valores revelados em suas estatísticas para informações de nerds às vezes podiam ser diferentes em até 3 dB, em alguns casos. (Por isso, às vezes, você pode se surpreender se estiver mirando em -14 LUFS!)

Sabemos que a falta de um controle de volume nas plataformas de distribuição causa desconforto no ouvinte final, gera uma experiência desagradável a trocar de uma faixa para outra. Uma com volume muito alto, outra muita baixa, isso realmente é um saco e nos força a ficar sempre mexendo no botão de volume.

Ter um som alto para competir não é nenhuma novidade. Geralmente as pessoas dentem a achar que o som mais alto ta com a qualidade melhor, e não é bem assim.  Os vendedores das lojas sempre usavam isso para vender determinado aparelho de som ou caixa de som na cara dura, tipo uma marca mais cara, pra ganhar uma comissão maior, usavam o botão de volume, ou algum boost, porque sabia que o som com maior volume iria vender mais, porque geralmente as pessoas tendem a perceber o som mais alto, como o melhor. Isso também é muito explorado na indústria da propaganda, onde um programa publicitária tem um nível de loudness maior do que o outro, afim de chamar a atenção do espectador.

Hoje em dia existem normas de loudness que se a emissora de TV ou Rádio não cumprir, está sujeita a multas, então meio que isso já está controlado (menos o SBT rss).

Com relação aos vendedores de aparelho sonoro Quase todo mundo caia nessa perniciosidade, menos os mais audiófilos que sempre tinham os melhores sons. Até final dos anos 90 lembro que o interesse em boas caixas de som e aparelhos de som com bons amplificadores eram a prioridade. O problema era o tamanho.

Essa época era mais comum as pessoas parar um pouco para ouvir música, se reuniam, conversavam sobre o disco, sobre os artistas e músicos, enquanto liam o encarte do disco geralmente LP. Eu curtia até a ficha técnica. Quem produziu? Quem mixou?

Hoje em dia é diferente, a música ta em bits, armazenada em nuvem, embora conheço muitas pessoas ainda que apreciam ouvir música em aparelhos apenas dedicado a reprodução musical, mas o formato de mídia mudou muito, nos dando a possiblidade confortável e prática de poder escutar música em movimento para fazer alguma atividade, utilizando mais como uma trilha sonora do nosso dia a dia, tipo botar os fones e ir andar de bicicleta ou na academia enquanto se exercitamos. Temos muitas vantagens também nos dias de hoje com relação a ouvir música. Com relação  a portabilidade, não vou levar em conta o  walkman, aquilo era um trambolho, embora eu não me separasse do meu, depois veio um de CD que pulava o tempo todo, nunca tive sorte com eles. Não tem como comparar um Walkman com um Smartphone de ultima geração.

As coisas mudaram, quase ninguém escuta música em aparelhos dedicados a isso, ouvimos música em nossos smartphones, computadores, através de playlists em plataformas como Spotify, Deezer, Yotube, iTunes, etc…

E nessas plataformas estão passando por essa normalização de volume também, assim como radio e tv passaram, afim de entregar uma melhor experiência aos ouvintes, que são de fato seus clientes. Nós como produtores precisamos estar atento a isso para nosso trabalho soar sempre legal nessas plataformas.

Se você quer aprender sobre esse assunto, o que realmente você precisa saber e fazer para seu som rodar legal, quais plugins usar, como medir o som pra ficar legal no spotify, deezer, youtube etc… Deixei uma aula gratuita completa aqui no SomBinário, não sei se ainda ta no ar, vou deixar por tempo limitado, encorajo você a dar uma olhada e aprender sobre esse assunto super importante pra você que produz sua própria musica: https://www.sombinario.com/loudness

YOUTUBE -14 LUFS SIM OU NÃO?

O Youtube não anunciou nada oficialmente, geralmente o Google não divulga muito de suas atualizações, a não ser coisas mais “importantes”, deixam o público perceber sozinho, normal.

E como descobri que a normalização de loudness tinha mudado?

Dois dias atrás postei um vídeo para promover um de nossos Webinários especiais, e o tema era como fazer mixagens e masterizações com níveis altos de loudness, para atender a galera da música eletrônica, heavy metal e sertanejo e funk br, estilos que geralmente e popularmente pedem um nível de loudness muito alto. Nessa aula eu ensinei como fazer isso sem distorcer o som, sem achatar muito a dinâmica e chegar em -7 LUFS, -6 LUFS a até -5 LUFS e -4 LUFS. Mantendo o máximo de claridade e punch possível. Essa aula foi ao ar em 18/09/2019, que por coincidência foi o dia que o Youtube mudou as regras 🙂

E para promover esse Webinário subi um vídeo com uma música extremamente alta a -7 LUFS para  o Youtube, e constatei que o volume tinha caído muito na reprodução, então medi esse som e constatei exatos – 14 LUFS!
Pensei: UAL! Eles em fim entraram no padrão de outras plataformas, isso ótimo! 😀

Porém hoje fui verificar a mesma música e a mesma está mais alta 🤔

Não sei se é um leg nos servidores deles ou se eles voltaram atrás na decisão, ou se estão apenas testando, mas a mesma música que medi há dois dias atrás em -14 LUFS, agora está batendo a -12 LUFS. Fiquei confuso, mas espero que eles realmente mudem o padrão para -14 LUFS, isso vai facilitar muito nosso trabalho na hora da masterização e entregar uma experiência melhor aos ouvintes.

Parece que aos poucos estamos vendo o fim da Loudness War! Nossas mixagens agradecem! 🙏

O que você acha sobre isso? Responda nossa enquete aqui no Youtube: https://cutt.ly/cwZ2slC

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas