Variety Of Sound – Plug-ins gratuitos de Alta Qualidade

Conheci esse desenvolvedor a  mais ou menos 1 ano, quando procurava por um bom plug-in tipo Channel Strip que me desse uma boa opção para coloração sonora, e tivesse uma opção para um som mais limpo também. De cara achei o NastyVSC.

Aos poucos fui testando os plug-ins da Variety Of Sound e gostando muito dos resultados obtidos.

Meu objetivo com essa postagem é compartilhar com você ferramentas profissionais gratuitas, mas sem perder a qualidade.

Você vai se surpreender com a qualidade desses VSTs.

BaxterEQ – shelving EQ com som transparente para mix e masterização

BaxterEQ

O que ele faz?
O BaxterEQ é um EQ shelving incrívelmente suave.
Dicas e truques

  •  Para facilitar o fluxo de trabalho é recomendado iniciar sempre no modo L/R, com  os dois canais ‘linkados’ em conjuntos ‘setados’ para aplicar os cortes conforme necessário.
  •   Então, desvincular os dois canais L/R, alternando para o modo mid-side para refinar sua equalização por canal, e ajuste o controle de volume de saída por canal também.

Ressources (Em inglês)

BootEQ mkII – EQ com sonoridade musical para mixar

BootEQ mkII

O que ele faz?

O BootEQ mkII  é um simulador combinando equalizador e pré-amplificador  que proporciona alguns efeitos de coloração agradável e musical de sinal.

Dicas e truques

Ressources (Em inglês)

Density mkII – Compressor BUS suave e versátil.

Density mkII

 O que ele faz?

Density MKII foi designado para trabalhar em uma típica situação de grupos de canais estéreo ou em uma mix inteira, para somar e colar todas os elementos de forma discreta.

Dicas e truques

  • Use o limiter para gerenciar dinâmicas de áudio difíceis, ele não funciona como um brickwall, foi projetado para oferecer um tratamento mais rigoroso da dinâmica.
  • Utize as função RANGE para cada canal, enquanto trabalha no modo M/S, obtendo de forma mais fácil uma compressão mais certeira.

Ressources (Em inglês)

NastyVCS – Virtual console strip

NastyVSC

O que ele faz?

Construído em torno de uma  nova unidade de compressão estilo opto-elétrico, NastyVCS oferece tudo que você precisa para dar forma a seus canais de dinâmica e de tons. Ele oferece um estágio de entrada dedicada com saturação “crunch” de um pré-amplificador e um limitador brickwall com saída de som segura. Tudo é configurado para funcionar em latência zero e assim estar disponível para acompanhar sem complicações a sua mixagem.
Dois filtros dedicados podem ser usadas em qualquer caminho de áudio ou em cadeia lateral do compressor (Sidechain), que pode ser externa também. Independente se a compressão for pré ou pós, o equalizador oferece quatro ferramentas de interações com coloração musicais bem selecionadas e curvas de som. O conceito fica arredondado por uma ferramenta de alinhamento de fase, que pode ser utilizado para fins de coloração também.

Dicas e truques

NastyVCS realmente brilha quando todas as três ferramentas de dinâmicas são devidamente combinadas. Condensar a dinâmica em algumas pequenas quantidades, mesmo no estágio de entrada, aplique um pouco de compressão suave, sem afetar os punch/transientes e deixar que o limitador coma alguns picos na saída.
NastyVCS contém uma ferramenta de alinhamento de fase, que pode ser utilizada para fins de coloração, bem como a utilização em combinação com a fase de entrada ou o compressor, ou ambos.

Ressources (Em inglês)

 

preFIX

preFIX – Tenha tudo alinhado

O que ele faz?

preFIX é uma ferramenta de alinhamento para pré-mix, tipicamente tem lugar antecipadamente no processo de mixagem. Ele fornece uma ferramenta inteligente definida para limpar, corrigir e alinhar as faixas de áudio (normalmente tomadas a partir de gravações) respeitando à correcção da frequência global, a fase de alinhamento, correções de campo espacial estéreo e roteamento. Ele contém uma solução gate/expander completo, com um dedicado e abrangente sidechain.

Ressources (Em inglês)

 Special signal processors

FerricTDS – Tape dynamics simulator

FerricTDS

O que ele faz?

Este dispositivo simula alguns efeitos dinâmicos que podem ser obtidos com alguns gravadores de fita magnética de alta qualidade.

Ressources (Em inglês)

TesslaSE – Transformer saturation simulator

TesslaSE

O que ele faz?

TesslaSE adiciona alguns efeitos de saturação suaves e agradáveis ao áudio de entrada.

Dicas e truques:

Não usar isso em uma única instância em apenas um bus ou master, mas usá-lo aqui e ali, nas inserções de canal mix, os efeitos sutis somando para obter uma mix mais consistente
Use a opção SBE para obter uma impressão mais profunda low-end.

TesslaPRO – Transient aware signal saturator

TesslaPRO

O que ele faz?

TesslaPro é um saturaor de sinal com controle de transiente embutido. Ele funciona totalmente oversampled e proporciona efeitos mais suaves de saturação.

Dicas e truques:

Envolver a chave BOOST aumenta o nível de entrada +12 dB, isto é útil se a distorção mais óbvia é procurada ou o áudio de entrada tem um nível de sinal muito baixo
Buscar os transientes e mudar para deixar a informação de áudios transitórias e intacta, use isso para obter alguns efeitos sutis.

Ressources (Em inglês)

Rescue – Analog style modelled signal designer

Rescue

RescueEA

O que ele faz?

The Rescue plug-in é um gadget que oferece envelope de amplificação de sinal e saturação em uma configuração mid/site. No modo analógico que oferece algumas alterações adicionais em sinais semelhantes ao hardware. Ele vem em duas versões: Rescue e RescueAE (edição de aniversário), este último realiza oversampling interno e adiciona uma função de saída do limitador.

Dicas e truques:

Usar o botão de WIDTH para obter alguns efeitos sutis, mas com um alargamento do material do programa estéreo natural.

Ressources (Em inglês)

Delay e Reverb

NastyDLA – Um dispositivo de chorus eco clássico com uma simulação de delay de fita.

NastyDLA

O que ele faz?

  • Clássicos efeitos de chorus e ecos
  • Coloração autêntica do sinal
  • Tape-Delay, feedback e saturação

Dicas e truques:

Use este dispositivo, tal como um efeito de inserção de áudio para tirar vantagem da saturação do estágio de entrada e da coloração para o sinal de um todo, e não apenas a porção wet.

Ressources (Em inlgês)

epicVerb – Digital reverberation simulator

epicVerb

O que ele faz?

O “epicVerb” é um dispositivo de reverberação: Simula sala pequena (Tigh small room) e simulação de efeito ambiente adequado para baterias modernas e produções vocais, até grandes “épicos” como é conhecido os salões de artes de alta qualidade.

Dicas e truques:

Em vez de usar reverberação completa, tente o modo AMBIENCE, quando as impressões room menores são necessárias, isto oferece apenas as reflexões iniciais e isso muitas vezes é o suficiente deixando sua mix mais limpa.

Ressources (Em inglês)

 

http://varietyofsound.wordpress.com

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

14 Comentários

  1. Rubens Santos

    Muito bom parabéns.

  2. Depois que usei o ressources, no baixo é quase impossível eu não colocá-lo, muito bom, testei o epicverb.
    e achei excelente também, principalmente para destacar recomendo.

  3. Qq compressor multibanda serve mas se der pra mudar a frequencia em que vai efectuar a compressão ainda melhor é 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *