Usando Reverb na Mixagem [Profundidade e Dicas de Pre-Delay]

Algumas dicas bem úteis para uso do Reverb

Aprender a usar o reverb é um passo importante para poder produzir sua própria música. O reverb ajuda a adicionar profundidade e espaço extra às suas mixagens e tornou-se uma ferramenta de estúdio essencial.

O reverb é necessário para criar a impressão de distância e separação entre elementos, mas também contribui muito para o “fator de glamour” que você precisará para uma produção comercial moderna. Simplesmente, fazer as escolhas de reverberação erradas é um forte indicador de uma mix não profissional.

O uso errado de reverberados são potencialmente destrutivos, ao ponto de muitos de nós também sermos muito conservadores quando o usamos.
Descobrir como usar o reverb em suas mixagens pode demorar muito tempo de prática, se você não tem acesso a um bom curso ou mentores.

Acho que é uma das ferramentas mais importantes que você possui no seu estúdio para tornar suas faixas e produções profissionais.

Como a maioria das coisas envolvidas com a produção, não há realmente nenhuma regra concreta que você deve seguir, então não tenha medo de experimentar e tome tempo para experimentar configurações diferentes em seus plugins de reverberação.

Toda vez que queremos criar espaço e profundidade para nossas mixes, sabemos que o reverb e o delay são essenciais na criação desses efeitos.

Ele também pode ser usado como um processo criativo para dar aos seus sons uma vibe mais louca do que como normalmente soa. Você pode usá-lo como um insert ou usá-lo em uma mandada, a maioria dos engenheiros de mixagem preferem esse último. Tudo depende do seu propósito com esse efeito.

Recentemente fiz um vídeo apresentando o Little Plate, um plugin gratuito da SoundToys. Um reverberador do tipo plate, que simula os antigos reverbs, que consistem em uma grande placa de metal, onde o sinal do som entra na placa de metal e e gera uma reverberação controlável.

Alguns amigos me perguntaram sobre a ausência do controle de pre-delay no Little Plate, e no video abaixo vou explicar como usa-lo criando um controle de pre-delay você mesmo.

Usando Reverb na Mixagem [Profundidade e Dicas de Pre-Delay]

Inscreva-se

3 Comentários

  1. Rodrigo Medeiros

    Massa! Mais um “problema” solucionado e varias dicas de ouro. Como é bom estudar com quem realmente sabe das coisas.

  2. Silas Groove Ministers

    ótimo vídeo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *