Usando arquivos de Impulse Response [IR]

[Total: 0    Média: 0/5]

Impulse Response, significa resposta de impulso, são respostas sonoras de espaços físicos reais e equipamentos, podemos usar essas respostas de impulso em plugins especiais em nossa DAW.

Traduzi uma breve explicação do site Wikipedia

No processamento de sinais, a resposta ao impulso, ou uma função de resposta de impulso (IRF), de um sistema dinâmico é a saída quando apresentado com um sinal de entrada breve, chamado impulso. Mais geralmente, refere-se uma resposta de impulso para a reação de qualquer sistema dinâmico em resposta a alguma mudança externa. Em ambos os casos, a resposta ao impulso descreve a reação do sistema como uma função de tempo (ou, possivelmente, como uma função da outra variável independente que parametriza o comportamento dinâmico do sistema).
Por exemplo, o sistema dinâmico pode ser um sistema planetário em órbita em torno de uma estrela, a influência externa, neste caso, pode ser um outro objeto maciço que chegam de outros lugares na galáxia, a resposta de impulso é a alteração no movimento do sistema planetário causada pela interação com o objeto novo.

Em todos estes casos, o “sistema dinâmico” e a sua “resposta de impulso” pode se referir a objetos físicos reais, ou a um sistema de equações matemáticas que descrevem estes objetos.

No vídeo abaixo vou demonstrar na prática o uso de arquivos IR, faço uma comparação com o Waves GTR, e logo em seguida uso os arquivos IR, todos os impulses usados no vídeo são encontrados facilmente pela web.

Embora o Waves GTR seja um bom plugin, fica nítido que o uso de IR ficaram superiores a simulação do plugin no exemplo do vídeo. Talvez com uma configuração  mais fina conseguiria um efeito melhor no GRT.

Usando arquvos IR – Impuse Response – Simulação de Caixas e Reverb

Inscreva-se

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
0 Autores de comentários
Jorge AraujoWilson Carvalhoฑีร ฑำรห Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas
ฑีร ฑำรห
Visitante

Foda-se, ler Português no vosso dialecto até dói.

Wilson Carvalho
Visitante
Wilson Carvalho

lol ..é tudo uma questão de impuslo

Jorge Araujo
Visitante
Jorge Araujo

hahahahha