Studio One: Configuração MIDI e Atribuindo Controles

Salve familia Sombinario! Acabei de gravar um vídeo atendendo a alguns pedidos de amigos, sobre como configurar controladores MIDI para controlar seus plugins e instrumentos virtuais.

As dicas desse vídeo são muito úteis para quando queremos fazer alguma automação, e ter a possibilidade também de ter uma sensação mais tátil do trabalho de mixagem, onde você pode atribuir seus controles MIDI ao mixer do Studio One.

Essa dica serve tanto para um teclado controlador MIDI, ou para superficies de controles. Nesse tutorial vou usar um controlador MIDI de 49 teclas que vem com alguns controles extras, e vou me beneficiar disso para poder controlar vários parâmetros na DAW e assim usar menos o mouse, tendo mais conforto e correndo menos risco de sofrer uma lesão por esforço repetitivo (L.E.R.).

Com esse conhecimento você vai poder acelerar mais o seu trabalho e se divertir mais, seja na hora de criar, mixar ou masterizar.

São várias as situações que você vai se beneficiar disso, suas automações serão mais fáceis, rápidas e musicais, em tarefas de compressão você vai poder operar mais de um botão ao mesmo tempo, coisa que não da pra fazer com o mouse, e quando estamos operando um equipamento real, podemos fazer isso, no ambiente virtuais você também pode, através dos controles MIDI.

Isso é apenas um dos muitos recursos do Studio One Professional, que vem conquistando tantos produtores pelo mundo, graças a essa facilidades e ferramentas ultra poderosas que poupa muito tempo e cliques. Espero que essa dica seja útil em suas produções. E se gostar não esqueça de deixar um joinha e compartilhar com os seus colegas.

Jorge

Jorge Araujo é Produtor Musical, musico, compositor, artista, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com/