Diferenças de Sons em DAW: Teste Real

Olá queridos visitantes do Sombinario.
Um assunto que gera muita polêmica e discussões sem fim é a comparação DAW “X” vs DAW “Y”

Hora ou outra sempre alguém me pergunta qual a melhor DAW ou se existem diferenças sonoras entre uma DAW e outra.
Na minha opinião a melhor DAW é a que  alcançamos mais rapidamente o objetivo e obtemos o melhor resultado. Essa é uma escolha pessoal de cada um.
Na verdade estou publicando esse artigo para compartilhar um teste de conversão de sampler rate (SRC), feito por uma empresa de masterização, junto com vários colaboradores, inclusive engenheiros de som que são responsáveis pelos grandes avanços sonoros nas atuais DAWs.

O teste mostra gráficos representando as formas de onda do som. Para comparar os testes entre uma DAW e outra basta selecionar o nome da DAW em cima, e embaixo a outra DAW, e visualizar os gráficos na drop-down abaixo chamada: Test Result

Teste de DAW

Para saber o que é SRC veja o artigo no Wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Sample_rate_conversion (Inglês)

down

Para visualizar os testes acesse o site: http://src.infinitewave.ca/

Abaixo segue uma tradução do F.A.Q. desse teste: 

Perguntas Mais Frequentes

Como devo interpretar esses gráficos?

Informações sobre a interpretação dos gráficos está disponível na seção de Ajuda do nosso web-site.

São a maioria SRCs realmente tão ruim assim?

Não, se você olhar para a escala de decibéis para a direita a partir dos gráficos, você pode ver que a variedade desses gráficos é muito ampla: até -180 dB. As distorções geradas por SRCs mais adequadamente projetados são inferiores a -100 dB e dificilmente pode criar artefatos sonoros. No entanto SRCs diferem na banda de transição do filtro passa-baixa e na quantidade de pré/pós-eco e aliasing. A linha de fundo são os SRCs mais testados variam muito de boa a excelente, mas os gráficos são muito sensíveis ao enfatizar as diferenças.

Por que não há amostras de teste de audição?

Temos vindo a considerar um teste de audição, mas decidimos que é demasiado complexo para criar. Ela exige uma grande quantidade de espaço em disco para hospedar os samples de alta taxa de amostragem de alta resolução. Nem todos os nossos colaboradores estão dispostos a participar na conversão de arquivos de áudio. O objetivo do nosso teste é uma medida de aspectos técnicos do SRC, enquanto o julgamento subjetivo é até os usuários. Pelo que ouvimos, podemos dizer que há uma boa correlação entre os resultados medidos e qualidade subjetiva do SRCs testados.

Que tal conversões entre outras taxas de amostragem?

Para limitar a quantidade de trabalho, decidimos único teste 96 kHz a conversão kHz 44,1. Em outras taxas de amostragem SRCs podem se comportar de forma diferente. No entanto, em muitos casos, eles realmente se comportam de modo semelhante.

Por software X / Y dispositivo não está na lista?

Isso significa que nós não tivemos a oportunidade de testá-lo ainda. Se você gostaria de contribuir, veja abaixo.

Como posso contribuir para o teste?

Se você tem a oportunidade de executar nossos arquivos de teste através de um software ou dispositivo de hardware que é de interesse público geral, podemos adicionar os seus resultados para este web-site. Faça o nosso conjunto de arquivos de teste de http://src.infinitewave.ca/TestSignals.zip. Ele contém três tipos de sinais de teste em 96 kHz: um pulso, um chirp senoidal e um tom estéreo. Cada sinal é apresentado em três resoluções diferentes: int 32-bit, 32-bit float e de 24 bits (listados em ordem de preferência de cima para baixo). Selecione a resolução mais alta que a sua SRC pode manusear e executar os três arquivos de teste através da SRC para convertê-los em 44,1 kHz. Se o seu SRC tem diferentes presets de qualidade, selecionar o melhor, nós vamos ser capazes de publicar muitos resultados para cada SRC. Durante a conversão por favor, preste atenção para o fato de que um dos sinais de teste é estéreo. Enviar os resultados convertidos como WAV ou AIFF não comprimido em um arquivo ZIP para src (at) infinitewave (dot) ca, e nós vamos gerar os gráficos e publicá-los em poucos dias.

São estes resultados reproduzíveis?

absolutamente; você pode converter os arquivos de teste, como descrito acima e analisá-los com qualquer analisador de espectro adequado, como o Adobe Audition ou iZotope RX.

Quem está por trás do teste?

Dave Horrocks é o engenheiro de masterização no Infinite Wave Mastering em Calgary, Canadá. Um veterano da indústria de mais de 20 anos com milhares de álbuns em seu curriculum, Dave é responsável pela gestão global de teste e design do web-site.

Alexey Lukin é o desenvolvedor DSP da iZotope Inc. e doutorado membro da equipe científica na Universidade Estatal de Moscovo (Rússia), Departamento de Matemática Computacional e Cibernética. Alexey é responsável pela metodologia de testes e criação de gráficos.
Temos também um número de contribuintes que se ofereceu para executar conversões por muitas SRCs, muitos deles estão listados nos Créditos.

São esses os resultados tendenciosos? Ouvi dizer que o designer de teste Alexey Lukin está trabalhando na iZotope – é por isso que iZotope está mostrando (um dos) os melhores resultados?

Este web-site foi iniciado sem qualquer participação de Alexey Lukin. Ele originalmente apresentado apenas espectros tom de 1 kHz após a conversão de 96 kHz a 44,1 kHz. Alexey Lukin se juntou à equipe mais tarde e propôs vários novos testes, como um gorjeio seno e teste de pré-post toques. Elas foram discutidas entre os nossos voluntários e colaboradores no Mastering WebBoard e achou útil analisar diferentes aspectos de algoritmos SRC. Os gráficos são gerados em versões ligeiramente (especializadas) de programas RMAA e RX, que são co-desenvolvido por Alexey Lukin. Acreditamos que todos os SRCs testados são colocados em condições justas e não há preferência por nenhum deles. Os analisadores de espectro de RMAA e RX são consideradas precisas e eles concordam com outros analisadores de espectro que nós testamos. Nossos resultados são reproduzíveis e verificáveis , como mencionado acima. Se você acredita que qualquer um dos resultados são injustas ou imprecisas, por favor entre em contato.
Nos últimos anos, este site tem ajudado vários fabricantes de software para melhorar ou corrigir bugs em seus algoritmos de SRC, e nós estamos orgulhosos de ser parte deste processo.

Para visualizar os testes acesse o site: http://src.infinitewave.ca/

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas