Simuladores de Fita

A maior crítica no áudio digital é que ele não tem a “cor” ou a mesma “vibração” como analógico. Diante de uma demanda de timbres quentes, desenvolvedores inteligentes decidiram que não havia nada para evitar sons vintage de serem recriadas no mundo digital e analógico, e hoje temos simulações de fita em plug-ins de forma abundante.

A grande vantagem da abordagem de software é que você pode empurrar e puxar as coisas de maneiras que teriam sido  muito incômodo em hardware. Assim, você pode “colorir” sua bateria “digitalmente  fria” através da fita, adicionar uma compressão mais forte no bass , enquanto ao mesmo tempo mantendo os vocais limpos, arrumado e livre de saturação, são muitas as possibilidades.

Nos últimos 18 meses, temos visto alguns impressionantes simuladores de fita se tornando disponíveis, com alguns até mesmo aprovado pelos fabricantes originais. Mas avaliar esses processadores sutis pode ser difícil, por isso decidimos definir vários juntos para ouvir como eles se comparam.

FerricTDS

Este dispositivo simula alguns efeitos dinâmicos que podem ser obtidos em alguns gravadores de fita magnética de alta qualidade. Possui uma interface bonita com grandes knobs e de fácil controle.

Esse plugin é gratuito e pode ser “downlodeado” no site da Variet of Sound

Acustica-Audio – Nebula 3 – CD SoundMaster

Quando se trata de de simulação o Nebula é a primeira coisa que me vem em mente, em seu incrível banco de impulses, é uma rota bem estabelecida e flexível para uma simulação PERFEITA! Mais informações: http://www.acustica-audio.com

VirSyn VTAPE Saturator

VTAPE Saturator simula a gravação e reprodução em uma maquina de fita analógica. A VirSyn é grande conhecida no mercado por desenvolver Plugins e synths maravilhosos. Eles vendem uma coleção com Delay, Flanger e o VTape Saturator.

  • VTAPE Saturator simula a gravação e reprodução em uma maquina de fita analógica
  • VTAPE Delay combina esse som com um moderno step sequencer com um tapped delay engine que leva a tradição dos tape echo machines para o século 21.
  • VTAPE Flanger simula o lendário “Tape flanging” efeito que pode ser alcançado através da reprodução da fita de duas máquinas rodando em velocidade ligeiramente diferente.

Mais informações: http://www.virsyn.de/en/E_Products/E_VTAPE/e_vtape.html

Nomad Factory Magnetic

A Nomad Factory é conhecida por lançar plugins com excelentes resultados na coloração sonora, o Magnetic empurra os limites para um emulador de fita, até mesmo oferecendo um cenário de fita digital. É de grande valor, bom para colorir sons e fácil de usar.

Universal Audio Ampex® ATR-102

Simulação comprovada pelo fabricante, Ampex ATR-102 foi umas das maquinas mais utilizadas em gravações consagradas pelo planeta e utilizado por mais de 3 décadas.

ATR-102 é um acessório importante na gravação em estúdios de masterização , e é considerado por muitos engenheiros de ser a melhor máquina de fita  para mixagem final/Masterização

Mais informações: http://www.uaudio.com/store/special-processing/ampex-atr-102.html

Universal Audio Studer A800

Com base na máquina Studer multitrack clássica de 2-polegadas, oficial Universal Audio Studer A800  tem como objetivo dar a você acesso flexível (e criativo) para muitos dos recursos do original. Estes incluem a velocidade da fita, viés de registro, HF pré-ênfase, a formulação de fita, o nível operacional, a reprodução EQ e  nívei entrada/saídas.

SKNote Roundtone

É uma opção de orçamento mais modesto, mas Roundtone ainda inclui recursos interessantes, como plug-in linking  e cinco modos de qualidade de oversampling.

Mais informações: http://www.sknote.it/Roundtone.htm

Magix am|track

Esse plugin faz parte da coleção Analogue Modelling Suite da Magix. O conjunto inclui um transistor modelado e pré-amplificador valvulado,  am-track, uma simulação de fita e um processador de compressão.

Waves Kramer Master Tape

Esse é a nova sensação do momento, realmente muito bom. Se concentra exclusivamente no tom arenoso da fita de ¼  polegadas. Ele também fornece tanto slapback e atrasos de feedback estilo de fita. Mais detalhes: http://www.waves.com/content.aspx?id=11702

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

11
Deixe um comentário

avatar
11 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
0 Autores de comentários
Caio BrancoFelipe Guedes FloccoJorge AraujoJeff ArantesRodrigo Mello Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas
João Victor Lima
Visitante

Tá aí pra quem quer exemplos de Tape Simulator.
Recomendo o Waves Kramer Master Tape e o Universal Audio Ampex ATR-102… Excelentes!

Luis Freitas
Visitante

por alguns milesimos de segundo eu li ATR-72..

Jorge Araujo
Visitante
Jorge Araujo

kkkkkk

Evandro Junior
Visitante

uhauauhaua ai sim, baita simulador este ai rs

Rodrigo Mello
Visitante

Acho que faltou o VTM-M2 da CDSoundMaster, que por sinal, é excelente!

Jorge Araujo
Visitante
Jorge Araujo

sim, esse post ta precisando de uma atualizada, esse Steve Slate VTM que é muito bom, experimentei a versão demo. Valeu a pena.

Jeff Arantes
Visitante

cara desculp perguntar mais o seu Steve Slate VTM é original? seria possivel vc compartilhar, me da um toque

Jorge Araujo
Visitante
Jorge Araujo

é original amigo, eu estava com a versão demo, mas já expirou. Abraço.

Felipe Guedes Flocco
Visitante
Felipe Guedes Flocco

Só faltou falar do VTM the Slate Digital, considerado por muitos o melhor de todos eles.

Caio Branco
Visitante
Caio Branco

Faltou o J37 Abbey Road da Waves tbm, só tenho usado ele, muito bom mesmo!