Studio One: Bypass e Ativar

Vejo muitas pessoas, alguns até bem versados em Studio One, usando o botão Ativar dos plug-ins o tempo todo, quando muitas vezes seria melhor  usar o botão Bypass. Alguns deles podem não estar cientes de que há um botão Bypass em tudo, ou acha que ele faz o mesmo que o botão Ativar, mas há uma diferença entre os dois, que eu vou explicar neste artigo, e você verá quando é melhor utilizar qual.

Você pode encontrar os botões Bypass e Activate no canto superior esquerdo de cada janela plug-in, um ao lado do outro.

desativar-bypass

O botão Ativar é um típico interruptor on/off. Se você desativar um plug-in com este botão, ele é removido do caminho do sinal inteiramente, e ele não usa os recursos da CPU. Qualquer latência causada pelo plug-in também é removido. Ele permanece carregado na RAM, todavia, para permitir a reativação mais rápida com as mesmas configurações. Se você não tem certeza se você gosta ou quer usar um plug-in especial em uma pista, e por essa razão não quer removê-lo completamente, então o Desative com o botão de Ativar.

O botão Bypass por outro lado, apenas remove o efeito do plug-in do caminho do áudio, ela ignora seu processamento. Sua CPU e uso de RAM, bem como a latência causada, todos permanecem.

Agora por que isso é importante, e quando isso entra em jogo?

O cenário típico quando você pode se beneficiar de usar o botão Bypass em vez do botão Ativar é quando você quer fazer uma audição do efeito de um plug-in em uma trilha durante a reprodução.

Eu acho que vocês estão todos estão familiarizados com os cliques e pops típicos  que podem ocorrer quando você dar o “Bypass” no plug-ins durante a reprodução, certo? Isso só acontece, pelo menos no Studio One, quando você usar o botão Ativar em vez do botão Bypass para esta finalidade. Eu não sei como você se sente sobre isso, mas para mim esses cliques são muito irritantes e perturbadores quando  preciso me concentrar no som.

Esses cliques aparecem porque a latência do plug-in é removida quando desligado, então você basicamente obtém um curto no sinal de áudio, uma interrupção brusca, enquanto Studio One está reajustando a latência geral do sistema. O mesmo acontece quando você liga o plug-in novamente (e de novo, e de novo, e de novo…).

Você pode facilmente evitar que isso aconteça usando o botão Bypass.

O botão Bypass permite que você clique a vontade sem forçar o sistema, para fazer suas audições  A/B de algum plug-in. (Note que nem todos os plug-ins introduzem latência. Assim você nem sempre vai obter cliques ao usar o botão Ativar durante a reprodução).

Outra diferença importante entre os dois botões é que apenas o botão Bypass é automatizável, por causa das mesmas razões descritas acima.

Botões de bypass nas inserções

ativar-pluginO botão Ativar no canto superior esquerdo da janela de um plug-in  corresponde ao ícone azul pequeno On/Off  você tem em cada slot para inserção no Console ou o inspetor. O botão Bypass, infelizmente, não tem contrapartida equivalente nos slots de inserção. Você só pode acessá-lo, abrindo a janela plug-in, clicando com o botão direito sobre o slot de inserção, ou clicando na pequena seta para baixo que aparece quando você passa o mouse sobre ele.

É um pedido de recurso de longa data por muitos usuários (eu incluído) para ter um botão dedicado (ou um comando) para bypass dos plug-ins mais facilmente diretamente no Console (Só temos o botão de Ativar por enquanto). Esperemos que a PreSonus responda às nossas orações em uma das futuras atualizações em breve. E, enquanto você está nisso, queridos desenvolvedores do Studio One , por favor, considere a adição de uma possibilidade de contornar todos os plug-ins ao mesmo tempo, também. Muito obrigado antecipadamente. 🙂

Fonte: Studio One Expert by David Mood: www.studio-one.expert
Adaptação e Tradução: Jorge Araujo

Studio One de A a ZOperação | Mixagem | Masterização | Produção

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas