Review: Native Instruments Maschine Mikro

Maschine Mikro dois teros do tamanho e peso do hardware da antiga verso

Para aqueles que não esto familiarizados com a Native Instruments Maschine, basicamente um pacote com software completo de produção musical e um controlador de hardware dedicado.O novo Maschine Mikro praticamente o mesmo hardware original/sistema de produo de software lanado em maro de 2009, com o software atualizado claro e menos alguns centmetros de controlador.

Maschine MIKRO a entrada perfeita no mundo Maschine, dando-lhe relevo, controle em mos para produo de batidas e samples. Esta última versão da famlia tem o mesmo software poderoso de 6 GB de bibliotecas de samples, como seu irmão mais velho, assim como os pads que respondem em um controlador mais compacto e porttil. Maschine MIKRO faz uma adição perfeita para qualquer tipo de produo, possibilitando criar os seus rítmos e grooves com suas mãos, tanto no estúdio quanto no palco.

Então, se o ditado “Nos menores frascos esto as melhores fragâncias.” são verdadeiras?

Tanto quanto eu gostava da versão original do Maschine, ao longo do tempo descobri que mesmo que eu goste de ter vários botões e sliders em meus controladores, e eu quase não uso mais do que um punhado deles mesmo quando a produão feita em meu pequeno Home Studio. O controlador Maschine original, lindo como , apenas um pouco exagerado para as minhas necessidades. Eu estava animado para ver logo essa nova versão 🙂

Se você estiver familiarizado com o controlador Maschine original você vai notar que hà bem menos controles do que na versão Mikro. O botão rotativo um ao lado do visor LCD permite acessar os parmetros mais comuns, navegando pelos menus. Isto, obviamente, leva um pouco mais de cliques nas páginas para chegar onde você precisa.

O Mikro vem com 28 botões para seleção de parmetros na direta, enquanto que o controlador original tem 41. Em vez de usar botes e grupos dedicados, a Mikro permite a seleção do grupo usando um único botão, em combinação com as duas linhas superiores da seção de pads.

O Mikro tem apenas uma tela LCD, metade do tamanho do que o da Maschine, mas ainda tem uma boa quantidade de espao (128 por 64 pixels). O transporte, modificador, e sessões de pads são quase idênticos em ambas as unidades do Maschine.

Fiquei feliz em ver que os 16 pads iluminados no Mikro que coincidem com as encontradas em de seu irmo maior. Eles têm o mesmo tamanho e sensação, um pouco mais suaves e mais leves para o toque mesmo.  Muito legal.

Paraobter mais detalhes sobre as diferenças entre ambos a Native Instruments fez uma lista de comparao.

Uma coisa que permanece a mesma para ambos são os pacotes do software.  A versão Mikro vem com o software de produão mesmo com todos os recursos  musicais incluindo um sequenciador, AU/VST, samples, toneladas de efeitos de alta qualidade, já na versão 1.7.2, esta parte do Maschine está cada vez melhor. Aqui está uma lista das principais características do Mikro:

  • Ultra-portátil e-road, qualidade comprovada de construo, com os mesmos Pads de alta qualidade e o software exatamente o mesmo, Maschine.
  • Oferece Unidades para hostear plugins VST e Audio Units, mais perfeita integrao ao Komplete 8 – Procure instrumentos do Komplete e efeitos diretamente no navegador do Maschine MIKRO.
  • Atalhos de hardware inteligentes oferecem acesso rápido a funções de software e controles essenciais.
  • Tela de alto contraste e Pads retroiluminadas para feedback visual clara no estúdio ou no palco.
  • As características clássicas do groovebox: 16 níveis de velocidade, swing (sons, grupos globais), pad-link, repetição de nota, MPC 60/SP emulação de amostragem 1200.
  • Integração Completa: Importar Rex2 arquivos e programas MPC e exportação MIDI ou udio atravs de arrastar e soltar, use Maschine dentro de uma DAW como um plug-in VST, udio Units ou RTAS.
  • Conecte-se iMaschine – projetos de importao iMaschine para futuros trabalhos e sintonia fina.
  • Inclui elementos Komplete, com mais de 1000 sons, e um e-Voucher no valor de R $ 30 para Expanses Maschine ou outros instrumentos Komplete e Efeitos na loja NI Online.
  • Inclui um total de 6 GB de biblioteca de sons do Maschine: 18.000 samples, 7.000 + one-shots, 400 loops em fatias, 300 kits de bateria com mais de 1.400 padres, 388 samples de instrumentos, 170 FX/multi-FX presets e 60 projetos de demonstrao.

Eu esqueci de mencionar isso antes, mas provavelmente bom saber que eu no estou procurando algum tipo de fluxo MPC de trabalho onde você faz tudo, desde o hardware. Quase tudo feito sentado atrás de uma tela de computador, com teclado e mouse ali. Na maioria das vezes o que eu prefiro usar o software, porque ele muito mais rápido e mais intuitivo para mim. Se você está procurando trabalhar principalmente a partir do controlador por exemplo, para executar ao vivo o Maschine regular provavelmente é a melhor opção. Trabalhando em modo autônomo, Maschine fornece tudo que você precisa para compor faixas completas. No entanto, eu uso predominantemente como um plugin em minha DAW (REAPER). Não porque o Maschine não bom como um host/sequencer/DAW, mas porque simplesmente se encaixa no meu trabalho de uma forma bem melhor.

Maschine em modo autnomo

Agora com todos estes sons na ponta dos dedos, muita coisa, mas os controles da versão Mikro impõe algumas limitações para o fluxo de trabalho. Navegando pelo hardware um pouco mais tedioso, com apenas a “uma tela + um boto de combinao. Navegando através dos menus de sons, efeitos, etc, um pouco mais demorado. Também com um botão rotativo obviamente você no pode ajustar mais de um parmetro ao mesmo tempo, a menos que voc configure algum tipo de macro, de modo que você pode querer usar um controlador adicional. Parâmetros de automação não possível diretamente do hardware também.

Já tenho um grande número de botões e controles deslizantes à minha disposição com o meu teclado controlador Novation, e do LPD-8 Akai se tornou meu melhor amigo para a gravação de parmetros rápidos e fácéis, por isso não é grande coisa para mim.

Tudo bem, isso é Maschine Mikro em poucas palavras. Eu posso imaginar que há temas que você gostaria de saber mais sobre. Eu não propus a escrever um livro, ento ao invés disso eu convido você a usar o formulário de comentário abaixo, se você tiver algumas perguntas específicas sobre o Mikro.

Uma maneira fácil e rápida para se familiarizar com Maschine Mikro é verificar o manual e nos turoriais práticos e vídeos online.

Eu acho que a Native Instruments fez uma jogada inteligente com o Mikro. Seu fator de forma menor vai apelar aos produtores em movimento, ele se encaixa facilmente em sua mochila e aqueles que precisam de cada centímetro a mais de espao em seu estúdio, enquanto os indecisos, que realmente não podiam justificar a obtenção de um pedaço de engrenagem, agora pode muito bem ser persuadido a saltar em quase a metade do preço do pacote regular.Esquecendo o Maschine original por um segundo, eu diria que o Mikro tem os seus próprios méritos. O software amadureceu muito bem e com o seu destaque de e sampler sequenciador completo, efeitos built-in, host de plugins, e incluiu uma grande biblioteca de sons, Maschine pode confiantemente competir com DAWs modernas. Claro que não necessariamente vai substituir sua atual, mas a DAW Maschine certamente é mais do que um seqenciador de loop/batidas simples. O hardware é bonito, robusto, e uma verdadeira alegria para trabalhar. O controlador também o que eu acho mais atraente sobre Maschine Mikro. Os Pads são perfeitos,  diferente de tocar um teclado MIDI ou música de programação com o mouse e o teclado do computador. A superfcie tátil me permite transferir o que está em minha cabeça para o meu computador com facilidade.

Mikro Maschine é nada mais do que uma ferramenta para ajudá-lo em sua música a partir da idéia na realidade. Para mim, serve a este propósito muito bem.

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

5
Deixe um comentário

avatar
5 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
0 Autores de comentários
Lucio AgaceClodoaldo BritoErick Aquino Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas
Erick Aquino
Visitante
Erick Aquino

Eu consigo adicionar qualquer batida? Ate de funk e entre outros?

Lucio Agace
Visitante

cara tem algum vídeo ou tutorial em português? eu comprei uma e estou tendo dificuldades para operar por causa do idioma……

Clodoaldo Brito
Visitante
Clodoaldo Brito

Olá amigo, sou novato por aqui, não sei se vai poder me ajudar mas o fato é que eu comprei um Maschine Mikro usado fora do Brasil, uma amiga trouxe, e agora eu estou tentando dar os primeiros passos. Logo de cara já descobri que as softwares já foram registrados, tem alguma coisa que eu possa fazer? já que agora o equipamento é meu, gostaria de usar o software original pra não fica usando nada pirateado, outra parada é que estou usando o W8 32bits, estou pensando em usar o W7 64bits, pode me dar alguma dica sobre o que… Ler mais »

Clodoaldo Brito
Visitante
Clodoaldo Brito

Olá amigo, sou novato por aqui, não sei se vai poder me ajudar mas o fato é que eu comprei um Maschine Mikro usado fora do Brasil, uma amiga trouxe, e agora eu estou tentando dar os primeiros passos. Logo de cara já descobri que as softwares já foram registrados, tem alguma coisa que eu possa fazer? já que agora o equipamento é meu, gostaria de usar o software original pra não fica usando nada pirateado, outra parada é que estou usando o W8 32bits, estou pensando em usar o W7 64bits, pode me dar alguma dica sobre o que… Ler mais »

Lucio Agace
Visitante

Brother tu toca o que quiser…ela e um instrumento de produção e sampling….