Primeira gravação no REAPER

Algum tempo venho testando esse pequeno notável programa, estou obtendo ótimos resultados a baixo custo com ele.

Conheci através de um amigo, mas não tinha levado muito a sério um software de apenas 4mb de uma empresa desconhecida no mercado de D.A.W.  Até então o REAPER estava na sua versão 2.algumacoisa, mas rolava uma versão 3 beta, e foi nessa que me aventurei.

Fiz algumas gravações, fui me acostumando com a interface a qual não me agradou no inicio e fui logo atrás de novos skins. O REAPER tem suporte para skins com layouts super legais feitos pelos próprios usuários e tudo muito bem organizado e documentado a partir do fórum oficial que inclusive tem uma seção exclusiva para usuários da língua portuguesa.

Com a interface ao meu gosto começamos a gravação, a música em questão é de uma artista aqui da cidade, meio que arrisquei pra ver no que ia dar, pois até então era um terreno novo a ser explorado, estranhei um pouco, uso o Pro Tools e o Cubase a muito tempo mas nada que algumas horas não resolvessem esse problema.

O que eu fui logo descobrindo é que o REAPER não e uma DAW convencional, o sistema de roteamento e mandadas de canais são incrivelmente versáteis te dando a possibilidade de fazer coisas que nenhuma outro software permite até a data presente. Funções exclusivas com plugins JS, filtros poderosos, não vou ficar esticando muito falando das qualidades que fui encontrando no REAPER, mas fica aqui minha recomendação. Um software muito leve, quando você abre ele consome apenas 17 mb da memória RAM, com um setup de 4mb, você pode roda-lo em um pendrive e levar uma estação de produção musical completa no seu bolso.

A parte MIDI também é bastante completa, no começo é tudo muito estranho como disse anteriormente, é um programa com inúmeras funcionalidade dando a você muitas vazões de criação.

Vou publicar alguns vídeos mostrando alguns macetes que aprendi nesses meses de REAPER que serão muito úteis pra você que ta começando.

Na música abaixo foram utilizados apenas plugins nativos do REAPER, não vou dizer que os plug-ins nativos são a ultima coca-cola do deserto, mas são bem honestos. A licença do REAPER custa apenas U$60,00, a versão de avaliação não expira e não te impede de salvar e gravar tudo normalmente, cabendo a você a decisão de comprar ou não, a licença  pode ser obtida a através do site: www.reaper.fm.

A primeira gravação:

Nota: Esse é um post que publiquei em 2010 no meu antigo blog (jorgemusix.com), não existe mais, e acabei apostando aqui no sombinário, e não é que deu certo: 🙂

É muito bom poder editar esse post e ver o tanto que as coisas evoluíram de 2010 para cá!

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

10
Deixe um comentário

avatar
0 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
0 Autores de comentários
Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas