Propellerhead Reason – Dicas e truques

Obtenha o máximo do seu estúdio virtual…

O Reason um excelente programa, e mais versátil do que a maioria das pessoas pensam. Os truques e dicas aqui expostos cobrem algumas formas menos conhecidas para colocar o programa a ajudar a fazer o seu trabalho.

Melhorar a reprodução de samples:

Algumas pessoas acreditam, erradamente que a qualidade de som do Reason no se compara ao produzido por hardware dedicado, provavelmente possuem a opo low bandwidth ligada no SubTractor ou NN19 (uma relíquia do tempo em que os computadores eram bem menos potentes ou da opção High Quality Interpolation nos samplers NN-XT and NN-19. Estes passos simples podem oferecer uma melhoria substancial na qualidade do som.

 

Sidechaining do compressor:Apesar de apenas recentemente alguns programas de produção de áudio começarem a implementar sidechaining, o compressor MClass do Reason já o traz incluído, pressione o Tab para inverter a rack e poder ver duas entradas Jack para os canais esquerdo e direito, conforme a imagem. Como bônus o sinal Gain Reduction tornar-se disponível no controle de voltagem.

 

Obter melhor equalização do Mixer:Na parte anterior da mesa de som, ReMix, existe um interruptor com duas opções Compatible EQ e Improved EQ. Utilize a primeira opo para projetos criados em verses anteriores do reason e a segunda para novos. Esta sugestão no ir prejudicar a velocidade do processador e o aumento na qualidade substancial.

 

Conversor MIDI-TO-CV:

O RPG-8 funciona como um conversor MIDI-to-CV, quando o Arpeggiator se encontra desligado. Por exemplo, ative a pista do RPG-8 no sequenciador e envie o Gate e CV do mesmo para um sintetizador SubTractor. No entanto, em vez de conectar a Mod Wheel do RPG-8 respectiva entrada do SubTractor (assim por padro), poder liga-la para Pitch, Filter 2 Freq (como na imagem) ou Amp Level, os quais no poderia alterar na seo Mod Wheel do SubTractor.

 

Padres LFO complexos:

O Reason consegue produzir efeitos de control sample-and-hold ou de modelao mais aleatria, introduzindo diversas sadas LFO rack Spider CV Merger, enviando de seguida o sinal de sada resultante para o parmetro que pretenda controlar. Por exemplo, para um efeito de filtro sample-and-hold sincronizado, utilize ondas LFO quadradas (experimente definir a sincronização de uma para e a outra para 1/8) e envie o sinal de saída resultante para a entrada Filter Freq do Thor.

 

Equalizador extra do Reason:Além do equalizador MClass, PEQ-2 parametric EQ e os equalizadores do canal ReMix, o BV512 vocoder possui um modo equalizador com 32 bandas, selecione Equalizer por vez do Vocoder através do interruptor esquerda do display. Poder inclusive realizar uma room tunning primitiva desta forma se inserir o vocoder como o ótimo processador na linha do sinal.

 

Efeitos Mono/Stereo In/Out:Alguns efeitos do Reason somam as entradas mono antes de criar uma síada stereo, algumas so stereo in/stereo out, algumas fazem o mono in/stereo out mas no mono in/mono out, etc. Para perceber como um certo efeito interage com o fluxo do sinal, pressione Tab para ver a parte anterior da rack e verifique o gráfico do sinal no lado esquerdo do aparelho. Para uma explicao sobre o significado da linha do sinal, veja a página 683 da verso PDF do manual de utilização ou pagina 335 da verso 4 do manual (os manuais estão localizados na pasta da documentação).

 

Como obter mais HeadRoom ou reserva dinâmica:O equalizador MClass possui um interruptor low cut que reduz respostas abaixo de 30Hz a 12 dB/Octave, insira-o na sada para remover qualquer ruído sub-sônico ao sinal. Ligar isto antes de um compressor ir permitir ao compressor funcionar de uma forma mais eficiente, pois o seu mecanismo de controle no ser afetado pelos sinais sub-sônicos.

 

Como melhorar a distorção (e o som em geral):O Reason consegue funcionar a 96kHz, para alterar o valor de origem (44,1kHz) ter de ir a Edit > Preferences > Audio > e escolha a sample rate desejada. A diferena entre 44,1 kHz e 96kHz facilmente audvel.

Se no gostar de cabos de ligao:

Pressione a tecla L para alternar entre mostrar e esconder as ligaes na parte anterior das máquinas. Os Jacks em utilização possuem um buraco da mesma cor que o cabo da ligao e poder ver a onde se encontra conectado colocando o ponteiro do mouse sobre o cabo.

 

Obter um vocoding mais eficaz:

Conseguir obter efeitos vocode mais relevantes, se o som que se encontra a trabalhar possuir bastante harmônicas. No consegue obter harmônicos desejados? Ligue um Scream 4 entre a fonte e a entrada do vocoder.

 

Copiar Dispositivos Reason Corretamente:

Para copiar um aparelho do Reason rapidamente, pressione Ctrl (Win) ou Option (Mac) na margem de um aparelho e arraste-o para o espaço de uma rack vazia.

 

Sobre Guitarra MIDI no Reason:

O Reason um timo mdulo de som para uma guitarra MIDI, pois fcil de carregar at seis aparelhos, coloque a guitarra MIDI em modo mono (separe a sada MIDI para cada corda acima do seu prprio canal) e atribua cada aparelho a uma corda.

 

Implementação MIDI:

Existe alguma confuso sobre como controlar os parâmetros MIDI no Reason, j que possível utilizar mapeamentos perfeitos. No entanto, para a maioria das aplicações, especialmente num host, melhor utilizar os números de controle MIDI por defeito para os vários parâmetros. Uma implementação MIDI compreensiva encontra-se disponível na pasta da documentação (Documentation) no arquivo do Reason.

Artigo original por Craig Anderton retirado do Harmony Central

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

5
Deixe um comentário

avatar
0 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
0 Autores de comentários
Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas