Processamento MID-SIDE na Mixagem e Pré Masterização

Equalização MID SIDE com qualquer Equalizador

Muitos engenheiros de Masterização possuem algumas cartas na manga, e no vídeo abaixo vou mostrar na prática como realizar um processamento MID-SIDE, sem a necessidade de um plugin específico, você vai poder usar os plugins de sua preferência para processar as nuances estéreo da sua trilha

Na dica do vídeo logo abaixo vou usar ferramentas de fábrica do Studio One Professional, mas essa técnica pode ser aplicada a qualquer DAW do mercado. Se você usa outra DAW, recomendo um plugin gratuito muito útil chmado Voxengo MSED. Esse plugin vai fazer a tarefa de decodificar a imagem estéreo para você acessar apenas os Side (Estéreo) e o MID (Mono).

Mid-Side é um conceito utilizado para o processamento do áudio de forma isolada, para o áudio posicionado ao Centro (Mid) do áudio posicionado aos lados (Side).

Como exemplos, um Bus de Bateria que tenha bumbo e caixa ao centro e Overs LR, terá bumbo e caixa em M, e os pratos espalhados no panorama, uns mais aos lados e outros mais ao centro. Ainda na mesma Mix, podemos (devemos) ter o Baixo ao centro (Mid) e duas guitarras posicionadas aos extremos, uma totalmente à esquerda e outra totalmente à direita, ou seja, Side.
Para entendermos um pouco melhor o conceito, tenhamos em mente a seguinte fórmula de conversão MS / LR.

M = (L+R)/2
S = (L-R)/2
L = M+S
R = M-S

Processamento MID SIDE na Pré Masterização

Inscreva-se

Dica!

Experimente outros equalizadores, como o PSPaudioware Master EQ, IK Multimedia Master EQ 423,  elysia museq master, algum simulador de pulteq, compressores para colar mais o som, saturadores e exiters, use sua imaginação e consiga resultados exclusivos e espetaculares.

Se você não estiver no Studio One, você pode usar equalizadores que permitem esse tipo de EQ, como o Fabfilter Pro-Q ou SoundSpot Overtone

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas