Pro Tools tem suporte para ARA2 integrado com Melodyne

Integração ARA 2 Melodyne chegou ao Pro Tools

Entre os recursos, fluxos de trabalho e aprimoramentos a serem introduzidos na próxima versão do Pro Tools está o suporte ARA 2. Especificamente, uma integração profunda entre o Pro Tools e a solução de pitch e tempo do Melodyne. Este tem sido um dos recursos mais solicitados para o Pro Tools, e em breve estará disponível para todos os usuários.

Andrew Scheps shares his excitement about ARA 2 Melodyne integration coming to Pro Tools

Inscreva-se

Para quem não está familiarizado com o Melodyne, é uma ferramenta incrível que permite alterar afinação, vibrato, volume, sibilantes, duração da nota e tempo. Desde afinação vocal rápida e criação de harmonias, até instrumentos de voz, fixação do ritmo e muito mais, o Melodyne é usado por inúmeros engenheiros em todo o mundo todos os dias.

ARA é um acrônimo que significa Audio Random Access . É uma extensão de troca de dados para plug-ins de áudio, que foi co-desenvolvida pela Celemony, os criadores do Melodyne e PreSonus em 2011. ARA permite que um plug-in habilitado troque uma quantidade maior de informações de áudio com uma estação de trabalho de áudio digital (DAW) e contribui para fluxos de trabalho mais simplificados e eficientes devido ao aumento dos tipos de dados passados ​​entre o DAW e o plug-in. Localização, tom, andamento e ritmo são exemplos de alguns dos dados que podem ser trocados. A segunda versão do ARA (ARA 2) foi introduzida em 2018 e é a versão que o Pro Tools utiliza para sua integração. Com mais e mais fabricantes de plug-ins suportando ARA em seus portfólios, o futuro permanece bastante brilhante para esta poderosa extensão de fluxo de trabalho de áudio.

A implementação inicial de ARA com Pro Tools utiliza a poderosa solução de pitch-and-time da Celemony, Melodyne. O principal benefício do fluxo de trabalho dessa implementação está na profunda integração com o Pro Tools, que elimina a necessidade de áudio de ida e volta, criando assim uma experiência mais holística para o usuário. O Pro Tools é como um enorme canivete suíço no que diz respeito ao grande número de fluxos de trabalho e aos variados tipos de usuários que atendemos, portanto, permitir que os usuários escolham como trabalhar com essa poderosa ferramenta foi fundamental na forma como integramos o ARA. O Melodyne pode ser aplicado a trilhas inteiras de uma só vez ou simplesmente usado clipe por clipe. Ele pode servir como um plug-in de elastic audio alternativo em clipes analisados ​​ou editados ao trabalhar com áudio baseado em Tick. Não importa como você interage com ele.

Deve-se notar que uma versão atual, licenciada e funcional do Melodyne é necessária para que o Melodyne ARA 2 funcione no Pro Tools. O Melodyne 5 essential é instalado com todas as versões pagas do Pro Tools (assinaturas ativas e licenças perpétuas atuais). E se você tiver uma licença para qualquer nível superior do Melodyne (por exemplo, Melodyne Studio), a nova versão ARA 2 do Melodyne instalada pelo Pro Tools na próxima versão atualizará automaticamente seu nível superior e desbloqueará funcionalidades e recursos adicionais.

Fluxos de trabalho do Pro Tools ARA

Os fluxos de trabalho do ARA 2 no Pro Tools são projetados em torno de nossas diversas necessidades de usuário e, como tal, devem ser o mais flexível possível. Vamos dar uma olhada nos fluxos de trabalho baseados em faixas e clipes disponíveis. A maneira mais rápida e fácil de começar a editar com o Melodyne é selecionar o clipe que deseja editar e escolher “Melodyne > Editar” no menu contextual (ou usar o atalho Ctrl + Shift + A) e, como mágica, o clipe é analisado e focado no editor ancorado para modificação imediata.

Embora o Melodyne possa ser usado clipe a clipe, uma abordagem baseada em faixa pode ser utilizada quando as edições precisam ser aplicadas a uma faixa inteira (semelhante à abordagem Elastic Audio). Dicas visuais foram incluídas para permitir que o usuário saiba quais clipes foram editados via ARA/Melodyne. Qualquer clipe que tenha sido analisado ou editado pela Melodyne via ARA terá um selo Melodyne, além das linhas horizontais, que representam os dados da análise.

O novo sistema de guias

A implementação do ARA no Pro Tools exigiu uma grande quantidade de arquitetura de informações e considerações significativas de design. Um novo sistema de guias encaixado foi desenvolvido para abrigar o Melodyne e quaisquer futuras implementações de ARA e residir onde o editor MIDI encaixado originalmente residia. É uma interface de usuário escalável e com guias, que abriga não apenas a guia Melodyne, mas também o editor MIDI com guias e uma guia para Clip Effects. Esse sistema de guias extensíveis crescerá com o tempo e permitirá novos recursos e funcionalidades que, de outra forma, seriam difíceis de abrigar em outro lugar.

Novo sistema de guias no canto inferior esquerdo

Compreender esses conceitos básicos da implementação do Melodyne ARA 2 fornece ao usuário uma excelente tela inicial para os diversos tipos de fluxos de trabalho e opções criativas. Desde afinação vocal rápida ou criação de harmonias, até instrumentos, fixação de tempo de ritmo e muito mais.

Pro Tools Quick Tips: Vocal Tuning with Melodyne

Inscreva-se

Mais informações no site oficial da AVID: https://www.avid.com/pro-tools

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.