Plugins para Harmonização e Pitch [Parte 1]

Primeira parte de 3, de nosso artigo sobre Plug-ins para pitch e correção harmonica.

Embora os parâmetros e a tecnologia que nos impulsiona pode ter mudado e evoluído ao longo do tempo, muitos dos efeitos que conhecemos e amamos, ter sido usados por décadas. Reverb delay, distorção, foram todos em uso desde os primeiros dias do estúdio de gravação, mas apenas a magia de vanguarda tecnológica poderia ter produzido o milagre moderno musical que é a correção melódica de uma linha sonora.

A idéia é bastante simples, mesmo que a execução não seja. As frequências dos sinais recebidos são analisados e re-lançado para atender a uma escala predeterminada musical. Synths analógicos têm vindo a fazer coisas como esta, usando aparelhos chamados quantisers, mas estes só funcionam com tensões e não full-on em onda musical. É preciso alguma ciência séria para retirá-la com, digamos, uma passagem vocal, e ainda mais de fazê-lo em tempo real.

É o caso do Antares Auto-Tune pode fazer exatamente isso, examinar e executar monofonicamente os sinais de áudio em sintonia. Quando utilizado com bom gosto, pode economizar tempo e, possivelmente, a sua faixa também. Por que descartar uma performance excelente se apenas uma nota ou duas vacilam? Mais ao ponto, por que perder tempo em outra tomada, especialmente se você está trabalhando em um estúdio profissional, onde tempo é dinheiro?

Se isso soa um pouco mercenário, então você pode ver por que o Auto-Tune se tornou o assunto de muitos debates e controvérsias.

Polêmicas à parte, o Auto-Tune e os muitos plugins de correção de afinação estão aqui para ficar. O mundo está repleto de de belissimas performances, e muitas vezes por músicos que não precisam de tal ajuda. E, claro, alguns produtores descobriram e comercializaram o estranho, empurrando o uso desses plugins para além dos limites de sua utilização, criando efeitos interessantes de vocoder ou algo pareceido.

A primeira aparição desse efeito veio no hit single da Cher, na música Believe (embora até hoje, os produtores estão cautelosos sobre o que foi usado exatamente para obter o efeito, neste caso), este efeito estranho tornou-se generalizado, usado para o ponto do absurdo. É ainda sido aplicada, com a língua firmemente plantados na bochecha, os noticiários e discursos políticos.

Cher – Believe (Offical Music Video) HD-Quality

Inscreva-se

Com toda a seriedade, ferramentas de pitch-correção podem ser usadas por mais de correção sutil ou fraseado vocal enigmático. Eles podem fornecer uma riqueza de idéias e inspiração se você saber como usá-los.

Nos próximos artigos vamos falar sobre outros softwares de correção harmonica, como o Melodyne, V-Vocal e o GVST, que é uma boa alternativa gratuita.

[1] [2] [3] >>

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

3
Deixe um comentário

avatar
3 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
0 Autores de comentários
Douglas DaviHudson Viana Peres Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas
Hudson Viana Peres
Visitante

GRANDE MESTRE, SEMPRE COM DICAS INCRIVEIS!!!

Douglas Davi
Visitante
Douglas Davi

alguém pode dizer um software para quem quer montar um Homestudio?

Douglas Davi
Visitante
Douglas Davi

alguém pode dizer um software para quem quer montar um Homestudio?