Músico e Produtor Independente – Alcançar Público Parte I

Olá queridos visitantes! Ontem publiquei em minha conta do facebook a importância de estudar as ferramentas da web 2.0 para poder alcançar o seu público e ter um retorno 10x maior do que o convencional. Essa é a primeira parte de dois artigos.

É um assunto que não pretendo explorar muito, mas muitos amigos estão me perguntando muito interessados no assunto e resolvi fazer uma série de posts compartilhando o que aprendi nessa área.

Hoje em dia se você notar estamos sendo bombardeados por super promoções, e vários sites prometendo mundos e fundos, que farão você mudar praticamente a sua vida. E realmente isso funciona, e é muito fácil, é tão fácil que hoje na internet brasileira temos praticamente um mercado saturado de porcarias, isso mesmo, infelizmente nada é perfeito.

Com a extrema facilidade e ferramentas gratuitas para ter um sistema de marketing digital disponíveis a qualquer um, temos a disposição muitos serviços duvidosos.

O porque disso é simples. Na internet ao contrário do áudio, da produção musical, as ferramentas são mais importantes do que o seu conteúdo. Acredito que você já tenha adquirido algum produto ou pelo menos ficou tentado em comprar de alguém que usa muito bem essas ferramentas, mas o conteúdo dessas pessoas não é la essas coisas. Isso está acontecendo muito. Então o primeiro conselho que vou deixar é: Capriche no seu conteúdo, faça diferente, seja criativo, ou em pouco tempo você terá o seu filme queimado para nunca mais aparecer na cena novamente. Essa é uma das características da internet, você não pode errar, não deixe o desespero e a ansiedade guiar sua mente nessa hora.

Um dos primeiros erros das pessoas é depender 100% das redes sociais, esse é um erro grande que pode acabar com você. Um exemplo que quebrou as pernas de muita gente foi quando o Facebook limitou a quantidade de visualizações dos posts em suas Fan pages. Quem não tinha outro esquema de divulgação praticamente perdeu público e consequentemente perdeu muita grana. Conheço artistas que simplesmente desistiram. Isso vale também para Youtube e outras redes.

Você deve usa-las, explorar ao máximo os recursos dessas rede sociais, o que você não pode é apostar todas as suas fichas nisso, você precisa buscar antes de tudo sua independência. Ter controle do seu público.

O seu próprio espaço!

É impressionante como a grande maioria dos músicos e produtores não tem um site, ficam dependendo de espaços de terceiros a vida toda. Isso vale também para quem abre sites em serviços gratuitos, isso tudo deixa você dependente das oscilações dessas empresas e não oferecem nenhuma garantia para você, afinal de contas você não está pagando nada, eles não tem obrigação de manter esse serviço para você, e do dia para noite o seu sonho pode ser pulverizado sem aviso prévio.

Não importa o quanto você é bom no que faz, sempre vai ter alguém que não conhece o seu trabalho e vai julga-lo pela primeira aparência, e essa impressão é capturada em poucos segundos, e não tem volta.

Conheço vários produtores bons, excelentes e até com um bom publico, mas erram feio em ficar só em grupos de facebook, o cara que ta chegando hoje não vai leva-lo tão a sério como se encontrasse ele em um site bem estruturado. Você vai ser visto por essa pessoa sempre como amador, por mais profissional que você seja.

Outro problema de músicos e produtores é o orgulho exacerbado, muitos pensam que estão fazendo algo certo e detonando, quando na verdade estão apenas sendo guiados por likes vazios, não tem retorno algum da audiência que alcançam em seus grupos de facebook, é muito triste ver essas pessoas negligenciando todo o poder que a internet oferece. Na verdade esse orgulho vem acompanhada de uma zona de conforto absurda.

É comum ver essas pessoas reclamando de outras pessoas que estão usando bem o Marketing Digital, já vi produtores populares falando mal disso sem ao menos tentar algo parecido, o que soa como inveja. Cuidado para não fazer como essas pessoas, eles estão se dando mal, por isso precisam criticar aquele cara que começou ontem e está com um publico muito maior do que o dele, e sempre crescendo 🙂

Hoje em dia abrir um site é muito fácil, basta você registrar um domínio (Ex: www.sombinario.com) , pode ser .com, .com.br, ou até .music, .band, hoje em dia temos uma vasta lista de opções para o seu domínio.

Ter um domínio próprio na internet vai deixar sua marca mais profissional, as pessoas vão passar a ver você de uma outra perspectiva.

Dicas:

  • Escolha uma boa empresa de hospedagem com know how no mercado, recomendo a Hostgator.
  • Monte o seu site com o WordPress, é fácil e até uma criança consegue administrar.
  • Invista em um theme (visual) atraente.

Email Marketing

Email_Marketing

A grande maioria das pessoas na internet checam os seus emails pelo menos uma vez por dia, a maioria faz isso várias vezes ao dia.

É primordial que você tenha configurado no seu site um serviço de email marketing para poder se relacionar com o seu público. Aqui você já deu um grande passo rumo a sua independência.

Existem vários serviços de Email Marketing disponíveis, muito deles gratuitos até uma certa quantidade de emails, segue abaixo alguns serviços ótimos:

  • www.mailchimp.com
  • www.getresponse.com
  • www.e-goi.com.br
  • www.mailrelay.com/pt/

Você encontra uma infinidade de serviços pesquisando Email Marketing no Google, explore e escolha a melhor opção para você.

Então vou ficando por aqui, essa semana ainda volto com a continuação dessas dicas super importantes que vão mudar praticamente a forma de como você interage com a sua audiência.

PARTE 2

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

4
Deixe um comentário

avatar
3 Comentar tópicos
1 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
4 Autores de comentários
Wagner MeloDenis AraújoJorge AraujoBob Costa Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas
Bob Costa
Visitante
Bob Costa

O blog é legal e acredito ter bastante conteúdo de qualidade, mas tá pecando no excesso de popups redirecionamento e remarketing. Nesse exato momento não vendo o texto que escrevo justamente por ter um popup enorme tomando toda a tela no meu smartphone foi bem difícil conseguir ler o artigo e confesso a você que fiquei tão chateado que vou avaliar a possibilidade de não mais voltar ao Blog

Jorge Araujo
Visitante
Jorge Araujo

é por isso que tem um X para poder fechar.

Denis Araújo
Visitante

Legal, gostei do artigo.

Wagner Melo
Visitante
Wagner Melo

Por incrível que pareça, eu estava refletindo sobre tudo isso cerca de uma semana atrás. Valeu, Jorge!