Qual a Melhor DAW para Produção, Mixagem e Masterização

Houve um tempo (não faz muito tempo) que para gravar uma música era necessário deixar um montante grande de dinheiro no estúdio, alguns músicos precisavam vender imóveis para poder pagar as horas de voo em um bom estúdio.

E hoje em dia vivemos uma época muito boa, porque tudo que precisamos é de um computador com uma DAW, um par de headphones e disposição, tudo que tem em um estúdio de grande porte está tudo dentro de uma D.A.W (Digital Audio Workstation). Traduzindo: Estação de trabalho de áudio digital.

Essencialmente, todos os DAWs executam as mesmas funções, alguns com mais recursos do que outros e alguns mais adequados para determinadas tarefas do que outros. Portanto, sua escolha de DAW dependerá muito do que exatamente você precisa fazer! Com tantos no mercado, é normal que isso gere uma certa confusão.

A tecnologia democratizou todo o processo de produção musical, e hoje vemos músicos e produtores lançando suas músicas a praticamente custo zero, usando apenas um par de headphones e um computador com uma boa DAW instalada.

Então é obrigatório que você tenha uma boa DAW para poder registrar suas ideias, compor, produzir, mixar e masterizar.

É muito comum quando estamos iniciando nessa jornada da produção musical ficar confuso com tantas opções disponíveis no mercado hoje, temos muitas DAW disponíveis e fica difícil escolher uma, e esse pequeno artigo vai ajuda-lo a escolher a DAW que mais combina com sua forma de trabalhar com música.

Uma boa DAW permite que você componha música, produza desde de a ideia inicial até a etapa de finalização, onde você vai masterizar e lançar seu fonograma. Mas nesse post vou me concentrar na tarefa específica de Mixagem.

Então, quais as melhores DAW para Mixagem atualmente? Abaixo vou descrever cada uma delas baseada em minhas experiência de mais de 18 anos nessa área. Aproveite as informações e links para baixar e testar na prática, e assim escolher a que melhor se adequa em sua forma de produzir.

AVID Pro Tools

A ferramenta padrão da indústria que é perfeita para ser usada pelo engenheiro de áudio e pelas pessoas que desejam gravar, editar e mixar diferentes trilhas sonoras. Você pode usar esta ferramenta para realizar uma gravação tradicional que você faz no estúdio. A velocidade com que você pode editar as faixas é impressionante e produz um ambiente de mixagem de qualidade superior. Existe uma versão gratuita disponível com a qual você pode criar até com 16 faixas, chamada Pro Tools First

O Pro Tools recebeu muitas críticas recentemente por seu modelo de assinatura e planos de pagamento, etc., resultando em muitos migrando para outros DAWs.

A versão gratuita não possui nenhum desses problemas e permite que você tenha até 16 faixas de áudio, podendo gravar até 4 faixas por vez. Ele também vem com alguns efeitos/plugins e um instrumento virtual. É um ótimo programa para mixagem, possivelmente inigualável em reputação, mas talvez não tão versátil quanto outros DAWs em termos de MIDI e outros recursos. Tem um ótimo fluxo de trabalho e isso é uma das coisas que o destaca, principalmente para mixagem. As atualizações podem ser caras!

Vale ressaltar que o Pro Tools é a DAW que mais encontramos em grandes estúdios e produtoras mais famosas, e é bom saber usa-lo se você pretende trabalhar nessa área.

Aqui no Projeto Sombinario temos um curso completo do básico ao avançado você pode obter o curso de Pro Tools na página de checkout do FM3, CLIQUE AQUI, e entre hoje em nossa área de membros.

Mais informações sobre o Pro Tools: https://www.avid.com/pro-tools

Steinberg Cubase

Uma DAW inovadora, com suporte e estabilidade excelentes, possui recursos maravilhosos para Mixagem e Masterização, e claro é uma das melhores se não a melhor DAW para recursos MIDI. O Cubase é usado por pessoas famosas na criação de trilhas para TV, Cinema e compositores em geral. O fluxo de trabalho super eficiente é focado em criação musical, porém possuí templates poderosos para Mixagem.

Em nosso curso completo de Mixagem oferecemos suporte total aos usuários de Cubase.

Mais informações sobre o Cubase: https://www.steinberg.net/cubase/

Cockos REAPER

O Reaper (acrônimo do inglês Rapid Environment for Audio Production, Engineering and Recording) é uma das DAW mais democráticas e com uma base forte de usuários que estão sempre postando tutoriais, vídeos, mantendo uma comunidade bem sólida nos últimos anos.

É uma DAW muito boa para Mixagem, com tudo que você precisa, vem com plugins bem legais, apesar de o visual não ser muito agradável aos olhos, o resultado sonoro é excelente.

Apesar de o Reaper não ser gratuito, na prática, você pode usa-lo de graça, salvar seus projetos e abrir normalmente. Você apenas será avisado quando a DAW iniciar que você precisa pagar a licença, mas ao fechar a janela de aviso, pode usar a vontade com os mesmos recursos da versão paga, legal né? Ai você paga se achar que eles merecem esse pagamento.

Uma outra característica incrível do REAPER é sua fácil customização, é possível adicionar recursos extras, macros, skins, scripts, e muito mais.

Pos ser uma DAW bem avançada, muitos iniciantes se sentem perdidos nos primeiros dias, e como é uma DAW custmozável, eu compartilhei a minha versão customizada com todos os amigos que acompanham o projeto SomBinario, você pode baixar nossa versão portabe totalmente de graça nesse link: https://www.sombinario.com/reapermod/

Nessa versão customizada, eu otimizei o workflow para mixagem e criação musical, incluí plugins gratuitos exclusivos para o reaper, e muitas outras coisas, ao todo incluí 103 novos recursos para se equiparar com as DAW mais caras do mercado.

Também temos um curso completo cobrindo do básico até o avançado de REAPER, esse curso é entregue totalmente de graça como um bônus do Fórmula de Mixagem, você pode ver mais detalhes aqui: https://www.sombinario.com/fm3/

Presonus Studio One

Uma DAW nova no pedaço que chegou rivalizando com as mais antigas e consolidadas do mercado como Cubas, Pro Tools e Logic. O Studio One é uma DAW muito mais leve e barata em relação a concorrência, o que ta  fazendo muita gente migrar para essa DAW.

Os recursos de MIDI e criação musical são incríveis e inovadores, assim como a edição de áudio que conta com recursos exclusivos e que parecem até mágica, como o poderoso Chord Track, tudo roda muito bem e a interface é bem enxuta e fácil de entender, possuí a melhor ergonomia dentre todas as DAW atualmente, com recursos nativos de arrastar e soltar, touch screen, e muito mais.

Na parte de mixagem, a coisa simplesmente deixa os até os mais exigentes de queixo caído, os recursos de mixagem vão desde de simulações de soma analógica trazendo consoles clássicos, plugins extremamente bem feitos e otimizados, um mixer contendo ferramentas cruciais para um trabalho mais rápido e melhor, cenas de mixer automatizáveis, um workflow realmente bem pensado no produtor atual.

Sem dúvidas é a DAW mais equilibrada quando pensamos em recursos de criação musical, MIDI vs Mixagem e masterização.

Outra inovação é a área de Show Page, onde você pode usar o Studio One ao vivo, programando todo o seu show de forma intuitiva e com recursos poderosos que nenhuma outra DAW do mundo oferece.

A versão Professional do Studio One ainda possuí uma área específica apenas para masterização para que você se concentre apenas nessa tarefa, trazendo recursos super profissionais de ponta.

O Studio One possui 3 versões, a versão Prime, gratuita, a versão Artist, mas barata, e a versão Professional,  a mais completa de todas.

Recentemente desenvolvi um curso completo, cobrindo toda a DAW, você pode conferir nesse link: https://www.sombinario.com/studio-one-fire/

Nesse curso cubro desde as operações básicas para quem nunca usou uma DAW na vida, até operações avançadas, levando sua arte para o próximo nível.

Mais informações sobre o Studio One: https://www.presonus.com/products/Studio-One

Image-Line FL Studio

O FL Studio é a DAW mais popular do planeta sem dúvidas, é uma ferramenta super divertida focada na criação musical, com uma abordagem em patterns que facilita muito a criação musical até mesmo para quem não entender nada de música.

Toda a DAW é focada e otimizada para produção de uma música, mas também possuí recursos bem interessantes de mixagem.

Muitas pessoas dizem que o FL Studio não é bom para mixagem, mas quem diz isso geralmente comete erros de workflow bem amadores. Por exemplo: Partir para a mixagem com todos os instrumentos virtuais abertos e pistas MIDI rodando, tudo “on the fly”, em qualquer DAW você vai ter problemas se trabalhar dessa forma.

Através do nosso curso completo de FL Studio, vou guia-lo para um uso realmente profissional, coisa que raro ver, usuários de FL Studio trabalhando como gente grande, você tem a chance de mudar isso agora. Vai ver que o FL Studio pode leva-lo ainda mais longe. CLIQUE AQUI para saber mais sobre nosso curso completo de FL Studio.

Apple Logic

Um dos DAW’s mais populares entre os usuários da Apple, conhecido por ser flexível, ter ótimo fluxo de trabalho, plugins e sons. No geral é muito intuitivo, só posso imaginar que é por isso que o chamaram de “Logic” :D. Ele vem com uma enorme biblioteca de sons e quase sempre é o software usado nas escolas para começar a ensinar produção musical…. O que é um bom sinal de como é fácil de usa. Se você ainda não ouviu falar deste programa, você deve estar vivendo em uma caverna! Eles oferecem um período de teste gratuito de 90 dias para você decidir se é o ideal para você. Confira: https://www.apple.com/logic-pro/

Ableton Live

Ableton é um dos DAWs mais populares para música eletrônica e apresentações ao vivo, e é especialmente popular para loops ao vivo. Sua interface de usuário, ou fluxo de trabalho, pode ser um pouco complicado de se acostumar e, como na maioria das DAWs, geralmente existem algumas maneiras diferentes de fazer a mesma coisa. Ótimos sons e recursos… A versão gratuita Ableton Live Lite, embora limitada, vale a pena conferir se você tiver um orçamento apertado. Possui recursos de combinação de batidas e crossfade para DJs também! The Prodigy e Skrillex são apenas alguns artistas de grande nome usando o Ableton Live. Teste gratuito de 90 dias da versão completa para os interessados. Confira: https://www.ableton.com/en/

Acoustica Mixcraft

Este está chamando muita atenção! Críticas brilhantes por toda parte e vários prêmios fazem sentido quando você considera que ele possui recursos geralmente encontrados em DAWs mais caros, como um editor de partituras, autotune e instalações de loop ao vivo. Ele também possui uma enorme biblioteca de loops e funciona como um editor de vídeo completo! A versão completa é incrivelmente acessível quando você leva essas coisas em consideração, mas há uma avaliação gratuita se você não estiver convencido! Confira: https://acoustica.com/mixcraft

Reason Studios

O Reason pode parecer bastante complexo no início, mas propositalmente visa recriar a aparência de um estúdio analógico real. Na verdade, o mixer foi fielmente modelado na famosa mesa analógica SSL 9000k. Isso provavelmente não é uma coisa ruim! Principalmente adequado para produções de música eletrônica, mas totalmente capaz de gravar áudio como qualquer outro DAW. Os efeitos integrados, como edição de pitch e alongamento de tempo, também são fantásticos. Há uma avaliação gratuita de 30 dias e eles têm 2 opções pagas. Confira: https://www.reasonstudios.com/en/reason

Acid Pro

O Acid Pro é uma DAW bem antiga, passou por várias empresas, desenvolvida inicialmente pela SonicFoundry, foi adquirida pela Sony, onde ficou praticamente obsoleto e sem desenvolvimento por anos, até ser adquirida pela Magix, que vem fazendo um ótimo trabalho de suporte, praticamente ressuscitando essa incrível DAW.

Aqui no Brasil o Acid Pro é usado muito por produtores de funk br.

Ele teve uma atualização recente com uma nova interface, novos instrumentos e 9 GB de loops e sons, autotune e zynaptiq stem maker (extrair instrumentos individuais de músicas!) incluídos. Experimente gratuitamente para ver do que se trata todo o alarido! Confira: https://www.magix.com/us/music/acid/acid-pro/

MuTools Mu Lab

Mais barato do que a maioria dos DAWs de grande nome, o MuLab pode gravar, editar e mixar áudio e programar música como qualquer um dos outros. Parece ser mais voltado para a produção eletrônica, integrando sintetizadores, samplers e efeitos de classe mundial. A versão demo é bastante restritiva, então você pode achar que deseja atualizar para a versão completa mais cedo do que o previsto! Confira: https://www.mutools.com/mulab-product.html

Tracktion Waveform

Essa DAW me surpreendeu muito, sem dúvidas uma das mais inovadoras com recursos nativos de arrastar e soltar. É uma DAW nova com alguns recursos e sons impressionantes. O rack modular é muito legal e permite que você tenha uma representação super flexível e visual do seu fluxo de sinal. A interface do usuário é agradável de se ver e é agradável e intuitiva de usar. Teste gratuito de 90 dias. Confira: https://www.tracktion.com/

Ardour

Ardor é realmente um DAW bastante abrangente, considerando o preço…..é grátis! Eles colaboraram mais recentemente com Harrison Consoles, sobre os quais falaremos a seguir. Pode parecer um pouco básico às vezes, mas inclui muitos recursos úteis que geralmente não são encontrados em um programa gratuito, como edição de vídeo, faixas ilimitadas e uma seção de monitor… e como é totalmente gratuito! Confira: https://ardour.org/

Harrison Mixbus

A Harrison é conhecida mundialmente por suas mesas de mixagem de ponta usadas principalmente na produção de filmes, então não é surpresa que sua DAW emule com precisão seus famosos designs de circuitos de console analógico da série 32. Isso supostamente dá ao DAW um som único e mais quente quando comparado aos outros. Existem muitas análises para apoiar as alegações de som superior, embora seja mais adequado para mixagem/masterização e não tanto para produção baseada em MIDI. A versão completa é muito acessível. Mixbus 32C é a versão completa e é um pouco mais cara, mas há uma demonstração gratuita para você ver se o hype é real! Confira: https://harrisonconsoles.com/site/mixbus.html

Bitwig Studio

Este DAW de preço médio visa fornecer fluxo de trabalho super rápido, ótima integração de hardware e possui um sistema de modulação flexível. Possui integração com tela sensível ao toque e você também pode abrir vários projetos simultaneamente! Destina-se a produtores de música eletrônica, especialmente aqueles que procuram usar seus sintetizadores e outros equipamentos externos. Mais de 80 instrumentos e efeitos, além de mais de 10 gigabytes de loops de conteúdo da Bitwig e seus parceiros tornam este DAW uma ótima escolha. Confira: https://www.bitwig.com/en/bitwig-studio

MOTU Digital Performer

Outro para produtores eletrônicos, a oferta de MOTUs tem alguns recursos muito bons, como Quickscribe para notação, uma visualização de gráfico espectral que raramente é encontrada em outras DAWs, suporte a hardware e instrumentos legais como MegaSynth, que transforma sua guitarra ou qualquer outro instrumento em um sintetizador! A versão completa não é muito amigável na carteira, mas tem um preço semelhante ao das DAWs de grande nome. Não consegui encontrar uma versão demo no site deles, apenas o Performer Lite, que parece ser gratuito se você comprou o hardware MOTU. Se alguém puder me dar uma luz sobre isso, por favor, deixe-me saber nos comentários abaixo! Confira: https://motu.com/en-us/products/software/dp/

Cakewalk by Bandlab

Em 2018, o Bandlab comprou o Sonar Platinum da Gibson e o renomeou como Cakewalk by Bandlab. Eles mantiveram todos os recursos principais do software premium como era conhecido anteriormente, então, no que diz respeito às DAWs gratuitas, é provavelmente uma das melhores. Recomendo a todos que querem começar. No entanto, requer um computador bastante decente, portanto, verifique os requisitos do sistema

Aqui no projeto sombinario temos um mini curso gratuito sobre essa DAW, segue o link: https://www.sombinario.com/sonar-x3/

O fluxo de trabalho também foi muito fácil e intuitivo, então só posso imaginar que continua sendo uma ótima opção. Confira: https://www.bandlab.com/products/cakewalk

CONCLUSÃO

Agora que você escolheu sua DAW favorita, que tal aprender Mixagem?

Nosso curso Fórmula de Mixagem foi pensado e desenvolvido para ser facilmente entendido para todas as DAW, então não importa qual a sua DAW favorita, o curso vai super inteligível pra você também 🙂
CLIQUE AQUI para saber mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *