Logic Pro X 10.1 – REVIEW [PT-BR]

Inscreva-se

Se você é um fã do Logic Pro, hoje é um bom dia. Depois de sete pequenas atualizações ao longo dos últimos 18 meses, a Apple acaba de lançar Logic Pro X 10.1.
Em casos normais, com a maioria dos softwares, uma atualização de ponto não é necessariamente motivo para tanto barulho. Mas no mundo de estações de trabalho de áudio digital, pode ser significativa e que certamente parece ser o caso aqui.
Antes do anúncio, passamos as mãos em uma versão de pré-lançamento do software, rodando em um MacBook Pro de 15 polegadas com tela Retina.


compressor_classic-vca

Compressor: o venerável compressor sempre com uma boa sonoridade do Logic, flexível, ganha uma atualização visual enorme, com caras diferentes para cada um dos principais modos. Há também um modo de emulação clássica inspirada no VCA dbx 160. A interface também se adapta perfeitamente aos níveis de 5K Retina, para quem tem um dos novos iMacs extravagantes .

logic-new-compressor

Plug-in organizer: Finalmente, depois de anos de bagunça, os menus de plug-ins de terceiros agora é possível organizar como desejar. Você pode torná-los tão arrumado como os próprios plug-ins nativos do Logic, bem como misturar e combinar entre eles em pastas diferentes.

10 novas personalidades para o Drummer: O Drummer trouxe alguns players bem legais  no Logic Pro X 10.0, mas foi em grande parte focado em baterias acústicas. Desta vez, o Logic recebe personalidades de baterista de techno, house, dubstep eHIP HOP.

10-1
Automação baseada em Região: Agora você pode escrever automações diretamente em regiões, em vez de tê-lo apenas em uma trilha inteira. Isso torna infinitamente mais fácil  ajustar performances e depois editar esses clips ou loops, sem ter que copiar a automação todas as vezes.
Fades em tempo real: Em vez de gerar arquivos de fade de áudio que agrupam com cada um de seus projetos, fades agora são computados e executadas em tempo real. Isso é mais flexível e requer menos sobrecarga; ele acelera os tempos de carregaemento do projeto, e isso significa que eles agora trabalham com Flex Pitch também.

Region-Automation

Electronic drum manipulation interface: Ajustando e animando uma bateria eletrônica, dance, ou hip-hop requer muita manipulação pad e giros de botões. É muito diferente do que, digamos, dizendo a um baterista ao vivo para tocar mais agitado ou “apressado” a batida. O Logic agora tem a possibilidade de alterar a interface para melhor corresponder ao que um programador MPC ou TR-909 poderia esperar para a criação de grooves exatamente a sensação verdadeira. E o novo Machine Drum Designer permite que você personalize kits eletrônicos para o mesmo nível de precisão do original Drum Kit Designer.

drummerdrummachine
Ferramenta Brush: Esta alternativa à ferramenta Pencil tradicional permite pintar notas através do Piano Roll com um único gesto de mouse. Você pode adicionar medidas e medidas de hi-hats por exemplo, ou configurá-lo para uma escala e adicionar harmonias instantâneas com um golpe de seu mouse.

Smart Quantize: Já quantificar uma faixa, apenas para perceber mais tarde que você matou esses trinados de piano agradáveis ou samples de guitarra strummed? O Smart Quantize procura por grupos de notas em uma linha e descobre onde você pretende ser fora da grade de propósito, e limpa apenas as outras notas que estão por conta própria. Em outras palavras, está proporcionalmente corrigindo o seu desempenho e preserva o que se pretendia.

Atualização do Wavetable synth: Em Retro Synth, agora você pode arrastar uma forma de onda para o módulo Wavetable, e ele irá automaticamente procurar informações tonais e transformá-lo em um instrumento que você possa salvar, reproduzir e ainda emendar. Você também pode empilhar até oito vozes agora, e a biblioteca de som geral recebe mais de 200 novos patches de synth e 10 Mellotron de instrumentos string.

Como antes, a Apple Logic Pro X 10.1 vai custar US $ 199 para novos usuários; caso contrário, é uma atualização gratuita para os usuários existentes. Ele está disponível na App Store a partir de hoje.

A Apple também revelou Logic Remote 1.2 para o iPad, que oferece um Logic e visualidor de plug-ins AU, MainStage 1.3, que inclui o novo Compressor, Retro Synth, Plug-In Manager, e atualizações da biblioteca, bem como um Auto Sampler para capturar seus sintetizadores de hardware e transformando-os em instrumentos virtuais. MainStage 1.3 custa R $ 29 para novos usuários, e é uma atualização gratuita se você já possui, MainStage e Logic Pro também estão disponíveis na App Store a partir de hoje.
Há uma abundância de outras coisas boas, como a capacidade de controlar as interfaces Apogee compatíveis diretamente do Logic, e a capacidade de ajustar EQ visual com multi-touch no Logic Remote 1.2 em um iPad. Você pode até, finalmente, fechar a vista do Piano Roll para mostrar-lhe apenas as linhas da bateria que estão sendo usadas; Não há mais caça em torno de um respingo solitário de cymbal por C7.

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

4
Deixe um comentário

avatar
4 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
0 Autores de comentários
Rafael DellagiustinaRuan MagalhãesVini CiusFábio Ramon Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas
Fábio Ramon
Visitante

Como sempre grande explicação

Vini Cius
Visitante

Grato, Jorge. Tô meio cauteloso ainda, porque tem que atualizar o OS tb, e daí começa a novela. Mas vendo a review me interessou bastante. Abraço.

Ruan Magalhães
Visitante

Muito bom!!!

Rafael Dellagiustina
Visitante

protools11 ou pro logic pro x?