Dark Arps lança Hang Drum para Kontakt

Nas minhas andanças na internet achei um instrumento feito para Kontakt  bem interessante, sampleado de um Hang-Drum, um instrumento que sempre achei interessante, e sempre teive vontade de ter um. Agora pelo menos vou poder ter no meu Kontakt Player.

Se você não conhece esse instrumento veja esse vídeo:

 

No final da noite, recentemente, eu encontrei-me sentado de pernas cruzadas com algo que se parece com um metal UFO sentado em meu colo. Nós tínhamos de voltar para Hang-Drumcasa de um amigo depois de uma noite e, durante uma pausa na conversa, ele produziu um som incomum em um tambor de metal, similar em tom e caráter de um tambor de aço do Caribe. Este brinquedo musical bonito era na verdade um “hang drum” e, apesar de sua aparência e tom, é um instrumento muito moderno, o primeiro projetado e fabricado na Suíça em 1990. Tapa ou tocando as diferentes divots ao redor do exterior do tambor de metal produzindo tons diferentes dentro de uma escala, ricos em harmônicos.

Eu decidi que eu deveria experimentar o instrumento, e trouxe alguns microfones, meu laptop e interface de volta para a casa de meu amigo John. Pedi John tocar cada nota ao redor do tambor em velocidades crescentes (mais silencioso através moderado, a mais forte), usando a palma da mão, os nós dos dedos ou um martelo de borracha, de modo a capturar uma variedade de personagens tonais.

Gravei cada ataque usando um C414B AKG e Beyerdynamic M160, utilizando a técnica de microfonação mid/side  que produz uma gravação de imagem estéreo ampla, mas que também resume perfeitamente a mono. Uma vez que estas velocidades diferentes foram capturados, eu processei as gravações (EQ, compressão, noise gate), mixando-as a partir de um arquivo de sonro, que, em seguida, cortou-se manualmente e carregada no Kontakt, escalando as velocidades de entrada para acionar as gravações do tambor sendo atingido nas respectivas velocidades.

Importante, eu removi a velocidade de modulação de volume que normalmente é uma configuração padrão para a maioria dos sintetizadores/samplers, como a gravação das velocidades mais leves são, naturalmente, menor em volume do que as velocidades mais elevadas.

 

kontakt2O resultado é um grande instrumento virtual de som que é muito fácil de tocar. Todas as notas são afinadas e harmonicamente solidário umas com as outras, assim você pode muito bem mixar o teclado e algo interessante vai surgir. Notas brancas de C3 para cima produzir tons ao longo da escala, notas pretas entre produzir flams, e a oitava abaixo (C2 a C3) têm alguns arpejos simples, interpretado por John. Pitching para baixo ou para cima, ou reverter, ou a adição de um filtro LPF com um envelope rápido para fechá-lo, ou o tempo de release modular, tudo produz resultados interessantes.

Mais informações no site da Dark Arps:  http://www.darkarps.com/hang-drum-multisampled-instrument/ 

Os 147 MB de download estão disponíveis gratuitamente AQUI

 

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas