Fique atento ao usar simulações de EQ
Você está realmente equalizando de ouvido?
É muito comum e útil quando estamos equalizando uma track nos guiarmos por um analisador de espectro para poder visualizar frequências que estão passando demais da amplitude, frequências que acabam sobrando em um determinado canal ou na música inteira.
Mas tem uma informação que NUNCA vi ninguém compartilhando, que é ficar atento as simulações de consoles clássicos que ajudam muito a chegar rapidamente num bom resultado.
Geralmente essas simulações, também emulam os “defeitos”. Digamos que você visualizou uma frequência de 500 Hz sobrando muito, você vai pegar sua simulação de SSL favorita e coloca exatamente 500 Hz se baseando na nomenclatura escrita no plugin. OK, aparentemente tudo certo, né? ERRADO!
No vídeo abaixo vou explicar na prática para você entender e ficar mais atento em algo super importante que 99,9% dos engenheiros de mixagem ignoram:
Ver essa foto no Instagram
Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.