Fique atento ao usar simulações de EQ

Você está realmente equalizando de ouvido?

É muito comum e útil quando estamos equalizando uma track nos guiarmos por um analisador de espectro para poder visualizar frequências que estão passando demais da amplitude, frequências que acabam sobrando em um determinado canal ou na música inteira.

Mas tem uma informação que NUNCA vi ninguém compartilhando, que é ficar atento as simulações de consoles clássicos que ajudam muito a chegar rapidamente num bom resultado.

Aula Gratuita sobre Saturação na Mixagem e Masterização!

Nessa aula 100% gratuita você vai aprender a usar a saturação além do óbvio e de forma dinâmica para conseguir um resultado mais equilibrado, alto e claro!

Geralmente essas simulações, também emulam os “defeitos”. Digamos que você visualizou uma frequência de 500 Hz sobrando muito, você vai pegar sua simulação de SSL favorita e coloca exatamente 500 Hz se baseando na nomenclatura escrita no plugin. OK, aparentemente tudo certo, né? ERRADO!

No vídeo abaixo vou explicar na prática para você entender e ficar mais atento em algo super importante que 99,9% dos engenheiros de mixagem ignoram: