Equalização Tonal na Mixagem

Muito se fala sobre equalização e mixagem, e a maioria das pessoas estipulam regras e conceitos totalmente equivocados ou regras absolutas em uma tarefa que é muito artística, onde não cabe taís radicalismos.

Mixagem é onde vamos valorizar os elementos de uma música, tudo ali precisa ser bem pensado para não tirarmos o foco e a estética do trabalho de lugar, dando nossa visão pessoal sobre o que estamos ouvindo. Não é só rodar os botões e seguir “regras”, é mais do que isso. Tem a ver com OUVIR A MÚSICA e depois tomar uma atitude na mixagem em prol da música.

Nesse momento você começa a por na mixagem sua visão musical e não técnica. Muitas vezes precisamos fazer coisas “erradas” para soar coerente com o momento. Por isso é tão importante ouvir bastante musica, estudar música e também tocar música, quanto mais você se aprofundar, melhor.

Uma dúvida sobre mixagem que hora ou outra aparece em minha caixa de entrada tem a ver com a tonalidade da música.

Se a música mudar o tom, é necessário mudar a mixagem?

SIM! Não é uma questão de opinião e sim uma questão FÍSICA. No vídeo explico:

Equalização Tonal na Mixagem

Inscreva-se

FL STUDIO PARA PROFISSIONAIS

 

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas