Efeitos de Dinâmica – Parte 4

[Total: 0    Média: 0/5]

Sidechain e Gates

Como já mencionado, muitos processadores de dinâmica também permitem sidechaining, que permite um segundo sinal para determinar quando o processo deve ser executado, é útil para efeitos especiais ou para mais funções utilitárias, como de-esser, e para os efeitos de propagação descritos anteriormente.

Aqui no SomBinario você encontra alguns exemplos de compressão em Sidechain.

Gates são simplesmente processadores de dinâmica, eles, como expanders e limiters, compartilham muitos dos mesmos controles e funções, como configurações de limite de atack e release. No caso de um gate, o atack e o release vai determinar a suavidade, e o gate abre e fecha. Atacks e release rápidos irá resultar em um som mais abrupto, enquanto configurações mais longos permitirá que o som fique mais suave cada vez que o limite é ultrapassado pelo sinal de modulação e fade out, gradualmente quando o sinal cai abaixo do threshold.

Compressão sidechain é um efeito crucial em gêneros modernos, particularmente em Trance, House e Hip-Hop. Tornou-se uma ferramenta familiar estilística em muitas formas, Eric Prydz apresentou ao mainstream com a música Call On Me.

ReaGate

Enquanto nós estamos sobre o tema dos efeitos legais que podem ser alcançados com sidechaining, também devemos mencionar o envelope follower. Isto está intimamente relacionado com o efeito trance gate. “Envelope follower” o termo pode trazer à mente o efeito auto-wah clássicos.

Leitores experientes vão notar a semelhança entre tais processos e aqueles usados em vocoders. Vocoders podem ser criados através da divisão de um sinal de entrada em várias faixas de frequências e acompanhamento da dinâmica dessas bandas, que são então transmitidos para um novo som. Nós não vamos entrar em uma discussão detalhada sobre vocoders aqui, mas basta dizer que eles claramente têm suas raízes no processamento de dinâmica.

Embora estas técnicas e dispositivos foram originalmente destinados como ferramentas corretivas, eles podem ser dobrado para cima a níveis ridículos, às vezes com resultados surpreendentemente eficaz. Em geral, no entanto, pedimos que use discrição sempre que você aplicar qualquer transformação dinâmica, seja para faixas individuais ou mistura toda.

Uma dica: nunca se deve aplicar a compressão à sua mix final.  Mesmo se não for manter uma mix descompactado como rede de segurança. Usado com habilidade e bom gosto, processadores de dinâmica pode levar suas músicas para a vida, dando um profissional clareza e coesão a uma mistura ou o fornecimento de uma gama de multidão-agradável efeitos especiais.

<< Anterior [1] [2] [3][ 4][ 5][ 6] Proxima >>

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com