Efeitos de Dinâmica – Parte 3

A Guerra Loudness

Muita tinta foi derramada sobre a guerra loudness. Como sugerimos anteriormente, compressão e limitação estão sendo aplicadas à toa que quase todos os finais das mix que atinge um estúdio (ou mesmo antes), sem levar em conta a integridade da faixa.

Certamente, alguma compressão pode ser necessária, dependendo da

pista. Por exemplo, quando confrontados com uma coleção de canções individuais, um engenheiro de masterização será necessário para ajustar o volume global e, possivelmente, a variedade

Voxengo Elephant

dinâmica, a fim de dispor as faixas em um álbum coeso. Ele também pode precisar aplicar se uma música é para ser lançada em vinil, que tem uma tolerância limitada para a dinâmica extrema.

No entanto, a compressão é normalmente aplicada nestes dias só para trazer o nível de percepção de uma trilha até a orelha do ouvinte, porque a pista ganha atenção imediata, mas muitos músicos, engenheiros de masterização e com razão, se ofendem com o fato de que seu trabalho está sendo comprometido.
Ironicamente, essa redução no dinamismo, muitas vezes tem o efeito oposto que os produtores estão esperando conseguir, o excesso de compressão nas mixagens tendem a produzir fadiga auditiva levando ao ouvinte a não ouvir a música novamente.

Limiters e Expanders

FLOORFISH

Se você é novo na produção musical, você pode ser confundido pela diferença entre os compressores

e limitadores. Limitadores são essencialmente compressores, apesar de alguns engenheiros limitando ver como uma função separada. Limiters tendem a ter índices muito altos e ataques rápidos. Da mesma forma, expanders são realmente compressores em sentido inverso. Eles podem reduzir o ganho de um sinal abaixo do limiar ou aumentar o ganho de um sinal, ampliando a variedade dinâmica do material.

Este é o mesmo processo que é usado para criar um Noise Gates. Digamos que você gravou uma faixa de guitarra matadora, mas tem um monte de ruído que se torna aparente quando as partes da guitarra soam silenciosas. Você pode editar todo este barulho em sua DAW, mas isso pode ser um processo muito tedioso, com o Noise Gate isso se torna automático 😀

Em vez disso, você pode considerar um expander, com o ratio fixado um pouco acima do nível do ruído, mas bem inferior ao da guitarra. Toda vez que o nível cai abaixo do threshold, o expander vai atuar reduzindo seu nível (aonde está o ruído) ainda mais. Se reduz o sinal para completar o silêncio, o processo é conhecido como gating.

<< Anterior [1] [2] [3][ 4][ 5][ 6] Proxima >>

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas