É Certo Usar Mais de Um Reverb na Mesma Música?

Reverb em várias tracks? Pode?

Respondendo mais uma dúvida sobre Mixagem, dessa vez sobre reverb.

Uma dúvida muito comum de iniciantes na arte da mixagem, é com relação a reverberação, porque é muito fácil perder cola e coesão da mixagem, você pode deslocar toda sua mix se fazer isso de forma errada.

A princípio devemos colocar toda a mix tocando num mesmo ambiente, caso contrário a banda parecerá que estão tocando cada um em um ambiente diferente, dando uma impressão estranha, onde cada membro da banda está tocando em um local diferente. Não queremos isso em nossa mixagem.

Mas nem sempre apenas um reverb resolve a situação em uma mixagem, nos levando a abrir mais canais de reverb para uma mesma música. É nesse ponto que você pode arruinar sua mixagem.

Nesse vídeo vou dar algumas explicações importantes sobre isso e apontar soluções.

É Certo Usar Mais de Um Reverb na Mesma Música?

Inscreva-se

Inscreva-se

Música usada nesse vídeo:

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas