Qual a diferença entre o canal Bus e FX e Pre Fader e Post fader? [Studio One]

Nesse tutorial você vai em fim saber a diferença entre o Bus e o FX channel

Uma das dúvidas mais comuns que recebo sobre a fantástica DAW Studio One, é sobre a diferença entre os canais auxiliares BUS e FX.

Básicamente:

Bus:
A saída de áudio de vários canais podem ser encaminhada diretamente para um único canal de BUS, que é sempre um canal estéreo. Isso permite que você crie uma submix para que o áudio de vários canais possam ser processadas em conjunto antes de ser encaminhado para a saída principal. Embora menos comum, também é possível usar envios para encaminhar áudio para outros Bus Channels.

Por exemplo, várias faixas de bateria podem ser encaminhadas para um Bus Drum, onde o áudio é comprimido e equalizado e, em seguida, roteado para a saída principal. Esse áudio também pode ser encaminhado para um canal FX, através de um envio, para aplicar um efeito de reverberação, que seria aplicado a todos os canais de áudio encaminhados a esse canal FX.

FX
O canal FX é usado para aplicar efeitos ao áudio via envios de outros canais. O áudio pode ser encaminhado de qualquer canal através de um envio para um canal FX, que pode ter qualquer número de efeitos inseridos no seu Rack de dispositivos de inserção. Por exemplo, várias tracks de teclado e uma faixa de guitarra podem ser roteadas por meio de envio para um canal FX com um reverb inserido para que eles pareçam estar no mesmo espaço.

Na prática

Nesse vídeo logo abaixo, eu resolvi esticar um pouco mais, por ser uma dúvida muito recorrente. Depois de ver esse conteúdo suas duvidas com relação a esse assunto será em fim sanada.

Nesse video também vou explicar a diferença de uma mandada em Post-Fader e Pre-Fader

Qual a Diferença entre canais Bus e FX? Pre-Fader ou Post Fader? [Studio One Professional]

Inscreva-se

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas