4 Alternativas Gratuitas ao Auto-tune para Download

Salve família SomBinário! Aqui é o Jorge mais uma vez. Nesse artigo vou compartilhar 4 alternativas ao Auto-Tune da Antares, atualmente custando $349 (dólares). O auto-tune reinou por vários anos, porém, hoje em dia contamos com várias alternativas bem mais em conta e até mesmo 100% gratuitas. E nesse artigo vou indicar os 4 plugins que conheço, se você conhece mais algum, por favor, compartilhe essas informações nos comentários logo abaixo.

Uma outra característica que muitas pessoas procuram nesse tipo de plugin é o famoso efeito “T-Pain”, onde se consegue um efeito robótico usando as configurações rápidas de transições das notas através dos controles do plugin. Porém esse tipo de efeito pode ser usado para correções mais sutis e corretivas.

Quando se tem boas informações em mãos, podemos economizar bastante grana, fiz vários testes aqui, possuo o Auto-Tune original e esses plugins fazem a mesma coisa, e até mais.

Então vamos aos 4 plugins de correção de pitch 100% de Graça!

# 1 MeldaProduction MAutoPitch

O MAutoPitch é uma alternativa muito eficiente, que subsistiu por completo o Auto-Tune. Considerando que os recursos de correção de pitch são aproximadamente os mesmos entre os dois plugins, o produto da MeldaProduction adiciona algumas ferramentas de bônus interessantes, como ajuste de largura estéreo, controle de ganho automático e um limiter . O algoritmo de correção de pitch é muito eficaz, com velocidade, alcance, escala e profundidade ajustáveis. O recurso de ampliação estéreo adicionado pode ser um bônus limpo em uma cadeia de processamento vocal, embora certifique-se de verificar sua mixagem em mono ao usá-la.

O único problema, é que você terá que baixar o pacote completo dos plugins da MeldaProduction para ter o MAutoPitch, é que ele vem com um instalador bastante grande e pesado. Sendo que isso faz parte do pacote de freeware da MeldaProduction, o desenvolvedor decidiu empacotar todos os seus plugins em um único instalador, que alguns usuários acham irritante. Eu achei tranquilo, vou aproveitar para testar os outros plugins do pacote.

DOWNLOAD32-bit & 64-bit VST/VST3/AU/AAX / MAC / Windows

#2 AuburnSounds Graillon 2

Testei esse plugin alguns meses atrás e achei bem interessante, vale ressaltar que alguns controles vem desabilitados, e podem ser habilitados comprando a versão full ($29), porém com a versão gratuita dele consegui fazer o que eu queria. Os recursos extras são efeitos, a parte de correção e controles de afinação estão presentes. Uma coisa que senti falta foi da possibilidade de poder escolher escalas pré definidas para agilizar o processo. Mas se você tiver noção de harmônia musical, isso não vai ser um problema, porque você pode desabilitar as notas que estão fora da escala manualmente no teclado na GUI do plugin.

Esse plugin foi lançado recentemente, percebe-e claramente que a intenção do plugin é agradar a produtores que buscam aquele efeito t-pain tão usado no Rap hoje em dia, mais especificamente no Trap. Na verdade, o Graillon 2 é mais do que apenas um plug-in de auto-tune, o seu módulo de correção é tão bem feito e fácil de usar que simplesmente tivemos que colocá-lo no primeiro lugar desta lista. Também é compatível com todas as estações de trabalho de áudio digital capazes de carregar plugins VST e AU, tanto em PC quanto Mac.

O uso também é muito fácil, basta colocá-lo como um efeito no insert do seu canal de mixagem vocal (ou sua cadeia de processamento vocal ao vivo), ligue o módulo de correção e você está pronto para cantar. Aqueles que querem mais controle sobre o processo de correção de pitch podem limitar a faixa de notas a uma escala específica, ajustar a velocidade de correção de pitch e definir o alcance de detecção de notas do algoritmo de correção de afinação.

Graças ao seu esquema de controle intuitivo e eficiente, o Graillon 2 pode ser ajustado para sons mais ou menos artificiais, dependendo dos requisitos estilísticos do seu projeto. O botão de mix no lado direito da GUI (interface do usuário), pode ser usado para reduzir ainda mais o impacto do módulo de correção de quando necessário.

Você pode usar o módulo de correção excelente do Graillon 2 em conjunto com seu algoritmo de correção, abrindo alguns recursos de processamento vocal muito legais. Por exemplo, você pode misturar o vocal seco com o vocal auto-ajustado, mas também adicionar algumas mudanças de afinação com formants preservados para a mix. Isso efetivamente engrossará os vocais, aumentando a profundidade e corrigindo ligeiramente o tom.

DOWNLOAD32-bit & 64-bit VST/AU / MAC / Windows

 

Plugins para Harmonização e Pitch [Parte 1]

 

#3 GVST GSnap

O GSnap é o OG de alternativas gratuitas de auto-tune. Foi o primeiro plugin VST de freeware que se poderia usar para alcançar o efeito clássico de auto-tune. Em termos de características e design, o GSnap ainda é uma escolha fantástica. No primeiro aspecto, parece muito semelhante ao Graillon 2 e ao MAutoPitch. Uma excelente característica que o separa, no entanto, é a capacidade da KeroVee de afinar o sinal de áudio processado nas notas MIDI na entrada. Em outras palavras, você não precisa confiar nas capacidades de detecção automática de pitch do plugin. Em vez disso, você poderia enviar as notas corretas para, digamos, uma performance vocal, e deixe o plugin cuidar do resto. O algoritmo automático de correção de afinação do plugin também funciona de forma excelente, embora sem os recursos de mudança de formantes encontrados em Graillon 2 e MAutoPitch. No entanto, ao contrário do Graillon 2 e do MAutoPitch, o GSnap funcionará apenas em sistemas baseados em Windows. Ele vem com um manual muito bem escrito que vale a pena ler se você decidir usar o GSnap como sua ferramenta de correção de pitch.

DOWNLOAD32-bit & 64-bit VST / Windows

VEJA TAMBÉM:

Efeito T-Pain com Auto-Tune, Melodyne, Waves Tune Live e Vocoder

#4 g200kg  KeroVee

O KeroVee é outra ferramenta antiga de correção de pitch, lançada em 2010. Embora pareça um pouco menos polido do que os três plugins anteriores nesta lista, seu conjunto de recursos estão bem emparelhados. Na verdade, ele também possui o modo de entrada MIDI visto no GSnap.

Considerando que este recurso não é tão útil se você estiver indo para o efeito clássico T-Pain, pode ser bastante conveniente se você deseja um controle absoluto sobre o tom dos vocais em sua trilha, um pouco semelhante ao que você obteria com Melodyne. Mas, além disso, o KeroVee também pode operar em modo automático completo, assim como o mencionado anteriormente no Graillon 2 e MAutoPitch.

Uma área na qual o KeroVee não brilha, porém, é a compatibilidade do sistema. Isso só funcionará como um plugin VST em estações de trabalho de áudio digital baseadas no Windows, de modo que os usuários de Mac não tenham sorte aqui.

DOWNLOAD32-bit VST / Windows

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

Deixe um comentário

avatar
  Inscreva-se  
Me avise se houver respostas