Aprenda Sidechain Compressor em 1 Minuto

Nesse pequeno vídeo de apenas um minuto vou explicar como funciona o processo de Sidechain na DAW Studio One!

Sidechain, traduzindo literalmente para o português, quer dizer: Lado corrente, ou corrente lateral… E isso aumenta ainda mais a confusão, não é mesmo?

Apesar do nome confuso, não tem nada muito complexo por trás disso, é apenas um nome para uma ideia que surgiu na produção de música eletrônica e depois passou a ser usada em outros estilos.

A ideia consiste em enviar o sinal de áudio para algum dispositivo externo/plugin, enviando-o para detector de input desse dispositivo ou plugin. O nome dessa entrada geralmente é denominada “Sidechain”

Um nome legal para processamento paralelo. Mas esse processamento paralelo, ao contrário de outros tipos, ele funciona internamente nesse equipamento/plugin e esse equipamento passa a reagir o som que chega nesse input detector.

No diagrama abaixo, você tem um exemplo simples de entender:

Agora vamos para a prática!

Nesse vídeo de apenas 1 minuto, você vai aprender passo a passo como criar roteamento sidechain. Como a minha DAW principal é o Studio One, então vou ensinar no Studio One, porém da pra fazer a mesma coisa em qualquer outra DAW. Recomendo o Studio One por ser super completo e superior em relação a muitas outras daws famosas.

Studio One Sidechain em 1 Minuto

Inscreva-se

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *