A técnica de mixagem vocal do Andrew Scheps
Gosto de aplicar no subgrupo do vocal principal (incluindo dobras, terças e adlibs), as vezes paralelamente apenas no lead vocal.
Para aplicar a técnica você precisa de uma simulação do LA2A e um Pultec, mas você pode variar, mas recomendo que comece com esses dois. Nesse vídeo troquei o LA-2A pelo Tube-Tech CL1B, versão da Presonus. Fiz um pouco diferente adequando a técnica para as características da minha mixagem, mostrando que não precisamos fazer tudo exatamente igual.
Essa técnica é muito boa para quando você quer um vocal bem destacado trazendo bastante presença e ar, sem deixar áspero. Trazendo também bastante calor das válvulas, dando uma tonalidade muito legal para o vocal.
Você pode usar isso de forma paralela ou serial, experimente e explore 😀
Ver essa foto no Instagram
ESSA MESMA TÉCNICA DE UMA FORMA MAIS SIMPLES USANDO O REVOLUCIONÁRIO DRAGON FIRE!
Inscreva-se
Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.