5 razões que eu amo mixar no PreSonus Studio One
Há um monte de coisas boas que estão no PreSonus Studio One e é ótimo para a produção musical e para a composição, mas às vezes as pessoas ignoram o quão poderoso é uma ferramenta de mixagem profissional. Muitas das coisas que eu vou falar também possui em outras DAWs, mas alguns estão em falta, mesmo naqueles que afirmam ser o melhor. Aqui estão 5 razões que eu amo mixar em Studio One Pro.
1. pastas
De acordo que nossas sessões vão ficando maiores durante a mixagem, e a sua tela pode ficar confusa, principalmente se trabalhar em laptops, as pastas são tudo de bom. As pastas permitem que você coloque trilhas em grupos significativos, mas elas não são grupos. Grupos tem capacidade de editar a mixagem em clusters, mas pastas dar-lhe a capacidade de organizar com ou sem grupos. Eu mixo com pastas, em seguida, recolho, e começo a próxima, baterias, violões, as teclas, os vocais etc. Qualquer DAW séria deve ter pastas (Track Folders), mas infelizmente nem todas as DAW tem isso.
2. Arraste e solte
Configurando inserções ou enviar é tão simples quanto arrastar e soltar a partir do browser.
Não precisa criar nenhuma pista aux, e atribuir uma entrada e uma saída em seguida, apenas adicione o plug-in, tudo é feito em uma operação de arrastar e soltar. Ainda melhor é b-direcional por isso, se você tem uma predefinição que goste, então você simplesmente pode arrastá-lo de volta para o navegador e ele salva-lo para usar a próxima vez.
3. FX Chains
O Studio One não é a única DAW a oferecer cadeias FX, e mixar com eles é um sonho. Não ter que reinventar a roda constantemente por ter de escolher os plug-ins que você usa em uma base regular é uma grande sacada e acelera a conclusão do seu trabalho. Se você está mixando em uma DAW sem a possibilidade de criar, salvar e recuperar cadeias de efeitos, então você pode querer considerar atualizar sua DAW.
4. Pipeline
Se você gosta de usar o processamento de hardware como compressores e equalizadores, então você vai adorar usar o elegante plug-in Pipeline que faz parte do Studio One Pro. Ele permite você mixar com hardware como se fosse um plug-in, é fácil de configurar e lida com latência de uma maneira muito simples e intuitiva. Uma vez que você tenha definido, você pode usar o hardware como plug-in em suas trilhas, segue abaixo um vídeo dele em ação.
5. Mono/Stereo no Buss Principal Master
Não, eu não estou brincando, ter uma chave para alternar entre Stereo e Mono na Master buss não é padrão em todas as DAWs. Ser capaz de verificar uma mixagem mono é essencial para tudo, de reverbs e delays para efeitos de modulação com base em sintetizadores e guitarras. Um interruptor mono muitas vezes pode ajudá-lo a identificar como uma peça inteira pode desaparecer quando somadas para mono. Se você ainda não faz essa verificação em suas mixagens para compatibilidade mono, começar a fazer a partir de hoje.
Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.
8 Comentários