5 Erros dos Produtores Musicais na Pós Produção

Olá amigos, Leandro Carimbó aqui para mais um artigo para o Projeto SomBinário! Hoje vou listar o que considero ser os 5 erros dos Produtores Musicais  na Pós Produção. Espero que gostem.

1 – Não ter pelo menos uma referência para se guiar

Um problema muito recorrente das produções em home studio é a falta de pegar algumas referências musicais. Se você é o produtor das suas próprias músicas, você já parou para pensar como você quer as características do seu som.

Acontece da mesma forma quando você esta trabalhando com um cliente. Deixo aqui uma dica caso não se sinta confortável em pedir referencia; conheça seu cliente, converse com ele, descubra as bandas que ele escuta, além de você ganhar algumas referências indiretamente, você cria um laço de amizade profissional.

Caso você goste de escutar músicas novas e prestar atenção. Irei deixar aqui o link do spotify para minha playlist onde tenho alguns albums que considero referencia para mixagem e masterização (clique aqui)

2 – Não arrume erros das etapas anteriores.

A pós produção é dividida em 3 etapas como sabemos, não arrume erros técnicos em outras fases, mixagem não é para se consertar edição de bateria (você cortar as sobras é diferente de arrumar o tempo), não deixe para colocar mais brilho na voz quando chegar na master (parece exagero, mas já presenciei muitos casos). Resumindo, use o tempo que for preciso para deixar a etapa perfeita para depois passar adiante.

3 – Siga as regras, mas não se limite a eles.

No áudio possuímos regras, mas nem sempre a seguimos. O que acontece é que não importa qual estilo, qual instrumento, sempre haverá uma regra na hora da gravação, da mixagem e masterização, mas nem sempre a mesma será aplicada. Para isso é preciso estudo do estilo que você esta trabalhando, entender o que está sendo feito em cada etapa, o por que esta sendo feito e qual o resultado esperado.
Como saber as regras? Estude, estude e estude… quando pensar que já sabe, estude mais.

4 – Equipamento não é tudo, use o ouvido

Quando estava cursando a faculdade de música, meu professor colocou um video onde o produtor musical Rick Bonadio mixava uma música do titãs, e no meio do video ele disse algo que me tocou muito e era mais ou menos assim “O som que você procura já esta no seu ouvido e não no equipamento”. Isso me marcou e tenho essa frase como referência de todos os projetos que faço. Plugin, equipamento funcionam até um certo ponto. Não pense que com determinado equipamento sua música vai soar melhor se seu ouvido não esta acompanhando o ritmo.

Equipamentos de 30 mil reais podem ser melhor na qualidade sonora, mas não se esconda atrás dele julgando que sua música vai ter qualidade se seu ouvido não estiver bom. Penso que não preciso falar mais nada a respeito.

5 – Nunca pare de estudar

Após um tempo quando pegamos o jeito como tudo ocorre, é mais que normal relaxar nos estudos, parar de praticar por pensar que já sabe tudo. Após um tempo você cria seu modo de trabalho, já sabe os caminhos por onde ir e o que fazer ou deixar de fazer. Nunca pare de estudar, nunca pare de testar posições de microfones, combinações, mixagem, etc.

O áudio é um universo gigantesco e não importa os anos que você tenha nas costas, sempre vai ter algo novo para aprender, seja um novo padrão de mercado, um novo modo de gravação… o mercado musical sempre esta se reinventado, os padrões de 5 (anos) atrás eram diferentes do de hoje e daqui a 5 anos terá mais coisa nova.

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Leandro Carimbó

Leandro Carimbó é formado em música pela Universidade Nossa Senhora do Patrocínio em Salto-SP. Além de sua formação, teve aulas com produtores como Jorge Araujo, Eyal Levi, Joey Sturgis, Vance Powell e cursos personalizados na faculdade americana de berklee (produção musical, composição, arranjo).

Website: https://www.darkpathstudio.com/

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Comentário mais quente
2 Autores de comentários
Alex vieiraRaul Lima Autores recentes de comentários
  Inscreva-se  
Mais novo Mais velho Mais votado
Me avise se houver respostas
Raul Lima
Visitante
Raul Lima

Parabéns Leandro…dicas preciosas….que parecem simples …mas fazem a rotina no audio ser mais eficiente e proveitosa.

Alex vieira
Visitante
Alex vieira

Parabéns Leandro ótimo conteúdo a família Som Binário agradece suas dicas e postes obrigado!