5 Dicas para você melhorar o seu desempenho no estúdio

As dicas abaixo vão ajuda-lo a ter um rendimento muito melhor em todos os processo da produção

Estamos aqui o tempo todo ensinando técnicas para melhorar o som, deixar a música melhor, o que por outro lado pode nos deixar preguiçosos e viciados em algumas ferramentas e deixar de lado coisas que são extremamente importantes.

É muito normal abrirmos aquela gravação recém feita e levantar os faders, abrir plugins e fazer toda aquela rotina de mixagem, mas até que ponto você está fazendo isso certo? Será que não está repetindo padrões e transformando o seu trabalho em uma verdadeira “pastelaria”, onde todas as músicas que passam por você são tratadas da mesma forma?

Se um dia você chegar nesse ponto é porque isso perdeu totalmente a graça, e com certeza os seus resultados serão tão medíocres quanto a sua metodologia de trabalho, e isso é mais normal do que imaginamos, principalmente quando se trabalha com uma alta demanda.

Muitas vezes em uma única semana eu trabalho até com 3 estilos musicais totalmente diferentes, e já teve tempo que me peguei trabalhando de forma automática e se você não se ligar vai acabar levando um puxão de orelha dos seus clientes e consequentemente perdendo um bom trabalho.

Em algum ponto do caminho será fácil se perder dos objetivos que nos levaram até aqui, ao perder a conexão com a música você está simplesmente assinando seu atestado de incompetência, por tanto muita atenção, é necessário está sempre vigilante.

Para que sua mixagem seja bem vista você tem apenas 7 segundos ou menos para capturar a atenção do ouvinte, e isso será definitivo, não terá volta se tiver algo ruim, e você sabe que poderia ter deixado esse som melhor.

Abaixo vou deixar algumas dicas que deram certo pra mim e com certeza vão fazer diferença para você também:

dormir

Durma Bem:

A maior parte dos problemas em uma produção é a falta de concentração, e isso está estritamente ligado a qualidade do seu sono. Você terá fadiga auditiva muito mais rápido e sua energia vai acabar antes de concluir o seu trabalho, o que vai leva-lo automaticamente a fazer sua mixagem de qualquer jeito, de forma automática, como disse no começo desse artigo. E acredite, se entupir de café só vai aumentar suas chances de adquirir uma gastrite ou até mesmo uma ulcera.

biohacking

Hackeando o seu Corpo:

Isso mesmo, somos um sistema e podemos modifica-lo para alcançar melhor nossos objetivos. Experimente colocar alguma planta do lado da sua cama e anote os resultados, teste plantas diferentes. Teste alimentos saudáveis, vitaminas e não coma porcaria. Faça exercícios físicos que você não tenha costume antes de começar suas sessões de mixagem, não acorde e vá direto para sua DAW, jamais faça isso, sinta o mundo a sua volta antes. Muito dos seus resultados estão ligados diretamente a forma de como você vive, se você come e dorme mal isso vai se refletir no seu trabalho com áudio.

med

Meditação:

Praticar meditação vai aumentar muito o seu nível de energia, o que vai beneficiar muito o seu trabalho com som. Ao meditar todo o seu corpo entrará em um estado de relaxamento profundo similar ou superior ao do sono. Com apenas alguns minutos de meditação diárias vão fazer você ficar até 3x mais produtivo. E o melhor, os seus ouvidos vão ficar novos em folha. Você vai notar nitidamente que estará ouvindo e identificando melhor as frequências.

ouvir

Ouça muita música:

Parece óbvio, mas eu conheço muita gente que não tem o hábito de ouvir música. As pessoas mais bem sucedidas nessa área ouvem muita música nas horas vagas, vão a shows e tem uma ligação muito forte com isso. Não se limite a poucos estilos, seja eclético, quanto mais você tiver a mente aberta e receptivo a música, independente do estilo, você terá mais chances de sucesso no seu trabalho, sem dúvidas.

Intervalos:

Dê uma pausa em intervalos durante suas sessões, estipule você mesmo um tempo de acordo com a sua realidade.

No-Social-Media

Desligue as distrações:

Um dos maiores vilões e ladrões de energia durante o trabalho é sem dúvidas as redes sociais, grande parte dos meus colegas trabalham com o navegador ligado e recebendo notificações de Whatzapp e Facebook no meio da mixagem. Isso é no mínimo bizarro, apesar de ser muito comum. Desligue todas essas distrações, muito dos problemas que você enfrenta durante a mixagem poderiam ser resolvidos rapidamente se não estivesse focado nos vídeos de cachorrinhos ou aquela discussão política no facebook, nessa altura você já perdeu totalmente a conexão com a sua arte.

Espero que essas dicas ajudem a melhorar mais um pouco os seus dias de trabalho na produção da música!

3 Comentários

  1. Wagner Melo

    Muito obrigado, Jorge! o/
    Este artigo é um ótimo lembrete.
    Vou, inclusive, fazer uma nova avaliação da minha rotina usando resumo do seu post.
    Um abraço!

    • Jorge Araujo

      legal que gostou Wagner! Grande abraço!!

  2. Alex vieira

    ótimas dicas, tenho que rever meus conceitos kkk, boa mesmo Jorge obrigado!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.