10 erros de mixagem que todo mundo faz e como evitá-los

Apesar das grandes mudanças na tecnologia de produção e métodos, os produtores iniciantes, estudantes e até mesmo alguns veteranos muitas vezes tropeçam nos mesmos erros de mixagem constantemente.

Como mais e mais ferramentas e canais tornam-se disponíveis a preços acessíveis, muitas vezes as técnicas fundamentais de produção são esquecidas, o que pode deixar a sua música soar ruim.

Nessas dez dicas, exponho os erros mais comuns cometidos pelos produtores com dicas e técnicas para evitá-las ao longo do caminho, sinta-se livre para comentar com suas próprias sugestões!

1. Panning Tudo centralizado:

Tal é a largura do estéreo e profundidade sonora da maioria dos plug-ins de sintetizadores nos dias de hoje que pode ser fácil ignorar completamente o pan. Mantendo todo o pan na posição central não vai ajudar a sua mixagem. Instrumentos com os sons que devem ser deslocados ao meio, como o bumbo, baixos e vocais, terá que competir por espaço com qualquer outro som na mix. Mixagem feitas com fones de ouvido fazem parte deste problema, como movimentos de pan parecem muito mais evidentes sem os “vazamentos” naturais de quando você começa mixando em alto-falantes.

 Dica: Comece por fazer os elementos de pan menos significativos e experiências com auto-pan para liberar mais espaço no centro. Utilize também os recursos de Automação e pontos estratégicos da música a onde necessita fazer um deslocamento de pan.

2. Usando Apenas EQ para impulsionar

 

20 Vídeos Tutoriais da Waves em Português!

Jorge Binário

Jorge é musico, compositor, artista, produtor musical, blogueiro, louco por áudio e tecnologia. Fundou o blog SomBinário em 2012 e desde então vem desenvolvendo serviços online direcionados ao ensino de ferramentas de manipulação de áudio, técnicas de mixagem, masterização e serviços de mixagem online para clientes de todo o globo terrestre, sem fronteiras.

Website: https://www.sombinario.com

29 Comentários

    • Jorge Binário

      Vlw Jefferson!!

    • Jorge Binário

      Grande Marcos!! Tmj meu querido!!!

    • Jorge Binário

      Valeu Jonatas!!

  1. Apenas no item "6. Evite Mixar com Presets" , pra quem esta iniciando um plugin novo, ou tem inexperiência em mixagem, começar pelos presets oferecidos pelo plugin pode ajudar a conhece-lo, e a partir daí faça os ajustes de acordo com sua necessidade. Ótimas dicas.

  2. já tinha lido umas dicas dessas no passado, mais sempre esqueço de atua-las kkk Valeu ! pelo o puxão de orelha srs Parabéns !!…

  3. Everson Brandão Dedêmix

    boa dica

  4. gostei sou iniciante nessa aréa, mas acredito q dicas assim ira melhorar bastante
    minhas mixagens.Valeu.

  5. Rafael Tarciso

    cara, eu estou fazendo a mix. Estou usando EQ agora, pois so coloco nas track de musica eletronica compressor no kick e bass, mas cada canal quando mexo no EQ, vejo que minha master esta indo para o vermelho. isso é normal ou tenho que ir equilibrando o volume do canal com os ganhos que vou dando com o EQ?

    • Jorge Araujo

      Oi @rafaeltarciso:disqus
      Lembre-se, quando está dando um ganho no EQ, você está automaticamente elevando a amplitude dessa trilha, compense essa soma de dB diminuindo o output do seu EQ.

  6. Márcio Candido Faria

    top top

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *